kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

terça-feira, fevereiro 27, 2007

Acerca dos Oscars...




























E muito breve:

A Ellene Degeneres esteve muitíssimo bem, fazendo uso das intermináveis horas de palco passadas no que ela sabe fazer melhor: stand-up.





O espectáculo foi pobre e feito nitidamente à pressa. O ambiente geral - restantes apresentadores inclusive - denotava isso mesmo. nem parecia uma coisa a sério. Houve alguns momentos brilhantes, sim senhora, como os dos bailarinos-sombra-chinesa, mas houve também uma falta de cuidado gritante na forma como alguns dos números de entretenimento foram tratados. O exemplo mais flagrante foi precisamente aquele que envolveu o que teria sido o momento televisivo mais alto da noite. A interpretação do coro de efeitos sonoros - que já conhecíamos, aliás, do famoso anúncio da Honda - foi completamente arruinado por uma realização televisiva que não soube estar quieta e filmar os intervenientes, coristas e ecrãs onde passavam as respectivas imagens, num só plano. Ao invés, optou por filmar caras em close-up ou só as imagens, completamente desenquadradas de quem lhes estava a dar som. Triste.


Quanto aos prémios...

Mais uma vez a Academia a armar ao politicamente correcto-simpático-fofinho e a tentar da melhor forma distribuir os prémios de forma quase democrática. As nomeações já tinham, aliás, apontado para o continuar dessa tendência que tem marcado as últimas edições da gala.



Resumidamente:



Ok, o filme do Martin Scorcese é do caraças, mas não era, na minha opinião, o melhor do ano. Tenho ouvido alguns argumentando que "finalmente se fez justiça". A esses eu relembro que o Oscar que o senhor ganhou não foi honorário. Foi o Oscar que provavelmente, e já que falamos de uma questão de justiça, deveria ter sido entregue a outro, mas enfim...



Ilogicamente, nem Jack Nicholson nem DiCaprio foram nomeados pelos seus papeis nesse filme, o que não deixa de ser estranhamente ilógico.


O Labirinto do Fauno venceu os únicos Oscars que merecia, mas disso falarei no post seguinte.





A melhor actriz não foi surpresa para ninguém, e já há meses que corria sozinha. Ponto final.






O melhor actor parecia també já estar escolhido há muito, e não teria assim tanta concorrência quanto isso. E aplaudo. Gosto do Forrest Whitaker. É bom rapaz.


Actriz secundária? Não vi. Mas palpita-me que é uma daquelas hitorietas da coitadinha-que-veio-do-nada-para-vencer-tremendamente de que a Academia e os americanos tanto apreciam.


O actor secundário foi uma surpresa, mas uma surpresa que eu tinha previsto. Porque sou e serei sempre imensamente fã de um dos melhores e mais subvalorizados actores da sua geração: Allan Arkin. É sempre tremendo, e mesmo apesar de ainda não ter visto Little Miss Sunshine, tenho a certeza de que este prémio não podia estar em mais justas mãos.




Dos restantes não rezará a história. Como dizia a Silvia filtress, o velho Clint esforçou-se em demasia para voltar a roubar os Oscars a toda a gente; o Eddie Murphy foi o freak-show do ano; a moça Abigail não conquistou o galardão mas conquistou toda a gente sem excepção; o filme Dreamgirls deve ser uma valente seringa; pró ano há mais.

Seguramente.

2 Comments:

  • At 17:16, Anonymous Anónimo said…

    O actor secundário foi uma surpresa, mas uma surpresa que eu tinha previsto. Porque sou e serei sempre imensamente fã de um dos melhores e mais subvalorizados actores da sua geração: Allan Arkin. É sempre tremendo, e mesmo apesar de ainda não ter visto Little Miss Sunshine, tenho a certeza de que este prémio não podia estar em mais justas mãos.

    Nem sabes como te enganas. Pobre o filme e muito pobre a representação louca do Allan Arkin... mas também, como um argumento daqueles não ajuda.

    E ganha aquela bosta de filme o melhor argumento original. Mas que grande origininalidade fazer uma trapalhada qualquer, que mais perece ter sido inventada em cima do joelho. Enfim... é por isso que a cerimónia dos Oscars, para mim, é uma frande Farsa!!

     
  • At 08:44, Blogger karmatoon said…

    Querido Hugo, bem vindo.
    Obrigado pela opinião. Confesso que começava a questionar-me se não haveria ninguém que falasse mal do filme em questão. Seja como fôr, e já dizia São Tomé: "ver para crer".
    E sim, a cerimónia é uma enooorme farsa. Porque razão achas que quem entregou o Oscar ao Scorcese foram os três maiores amigos cinematográficos dele, e os três realizadores que, a dada altura, completavam o póquer de ases do cinema norte-americano? Coincidência? Nunca, nem pensar. Estava tudo resolvido dias antes do início da gala, meu amigo.
    Mas é assim. É a indústria como ela é.

    Volta sempre.

     

Enviar um comentário

<< Home