kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

FANTASPORTO 2007



Pois começa hoje o Fantas, com a habitual pompa e circunstância.
E não começa la muito bem. Ou melhor, o pré-Fantas, que ocupou toda esta semana antes do arranque oficial, foi... bem, para ser simpático posso dizer que foi «desinspirado». Longe vão os tempos em que o Fantas se servia das retrospectivas para nos ensinar qualquer coisinha. Cinematografias longínquas, cineastas desconhecidos e de que qualquer outra maneira nunca nos chegariam aos olhinhos.
Agora não. O festival aproveita o que já está feito - e em alguns casos recentemente feito - e cria sessões retrospectivas gastas e mais do que vistas. No caso, um olhar sobre os heróis da banda desenhada... Ok, evito mais comentários, o programa está aí para quem quiser tirar conclusões.

Quanto ao
resto, pouco posso acrescentar. Não conheço a maioria das obras a concurso, o que, nos últimos tempos, não tem sido nada bom. Aguardo com interesse os filmes das sessões de abertura e encerramento e mais nada. Depois conto.
Seja como for, o Fantas é o Fantas, e grande parte do seu encanto ainda anda pelos corredores do Rivoli. O Ambiente, esse, já não é sequer remotamente parecido com o que se respirava no velhinho Carlos Alberto, mas é um sinal evidente da mudança. Mudança do festival, e consequente mudança do seu público.

Faz este ano vinte anos também, que comecei a frequentar o Fantasporto. Vi três filmes, esse ano, e todos do David Cronenberg: A Mosca, Videodrome e Scanners. Fiquei agarrado! E em vinte anos aprendi mais de cinema do que se tivesse ido para o curso da Católica e tudo sem ter que rezar o Pai Nosso - aliás, desde sempre arredado dos ambientes «Fantasportísticos» por força da temática ali reinante.
Cronenberg, Lars Von Trier, Sam Raimi, Jeunet e Carot, Shinya Tsukamoto, Peter Jackson e milhares de outros de que só me conseguiria recordar consultando os catálogos que ainda guardo lá em casa. Estes foram os meus professores. E se não fossem eles...

Este Fantas promete desde já uma coisa: o renascimento dos adormecidos No Sell Out. Não conhecem, pois não? Mais lá para a frente explicarei melhor.
Da mesma forma, vou deixar aqui uma visão diária dos acontecimentos e dos filmes que vão fazer deste festival qualquer coisa que para já é ainda uma incógnita. A conclusão daqui a dez dias, sim?

2 Comments:

  • At 17:20, Blogger Henrique da Silva said…

    Sempre tinhas uma boa razão pra ir lá hj: Suicídio Encomendado! Totalmente editado por je. era sempre um bom motivo para falares mal de mim!

     
  • At 12:39, Blogger S. said…

    Vai sendo os meus olhinhos, então. :)

     

Enviar um comentário

<< Home