kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sexta-feira, setembro 22, 2006

Os Aristocratas



A história é simples:
imaginem a anedota mais violenta, nojenta, escatológica e politicamente incorrecta da história.

Agora imaginem um elenco de comediantes absolutamente de luxo numa tentativa muito especial de a contar da forma ainda mais violenta, nojenta, escatológica, politicamente incorrecta e brutal de sempre.
É isso que vemos no brilhante documentário The Aristocrats.
Ou seja, o que assistimos realmente é à forma brilhante como se constrói um filme de hora e meia em torno de uma anedota que nem chega sequer a ter piada. A piada reside nas diferentes - e são bastantes, acreditem - formas dela ser contada.
É genial, teve uma passagem fugaz pelas salas de cinema de Lisboa e merece muito ser visto e revisto.
Cheguei a ele pelas mãos sábias do Carlos Moura, e nessa mesma noite não só já tinhamos duas ou três versões muito nossas da anedota, como já tinhamos criado uma outra nos mesmos moldes.

Neste clip assistimos à versão do histriónico Gilbert Gottfried. Segundo a opinião de alguns dos participantes deste documentário, nunca como nesta ocasião esta anedota foi tão bem contada.
E ao vivo, perante, não só centenas de pessoas, mas como perante uma platéia de ilustres comediantes, que tentavam angaraiar fundos para as familias dos mortos resultantes do 11 de Setembro, um mês após os atentados. Gottfried começou por gozar com os próprios atentados e, perante as vaias do público - claramente sensibilizado ainda pelos terriveis acontecimentos -, decidiu, numa clara curva apertada e em duas rodas, enveredar pelo que de mais violento se podia contar numa noite tão pouco ortodoxa para a comédia.
Vejam, e percebam o resultado.