kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

terça-feira, julho 04, 2006



Continuando à procura de sequência notáveis dos filmes que me marcaram, resolvi deixar aqui três de filmes de Spike Lee.

A primeira, de Do The Right Thing, para além de ser absolutamente genial, marca todo o cinema de Lee, que recorreu diversas vezes a esta «figura de estilo» para transmitir a sua mensagem de uma forma sintetizada e de fácil entendimento, ao mesmo tempo que é uma imagem de uma força brutal

A segunda, de Mo Better Blues, é uma das músicas mais bonitas que conheço, e apresenta-nos a banda jazz em redor do qual o filme gira. Incrivelmente bem filmada.

Por último, uma das sequências mais tocantes da cinematografia de Spike Lee. A famosa cena do espelho de 25th Hour, na qual Edward Norton - desde já, o maior actor da actualidade - dá voz à raiva contida de um homem que se prepara para passar os próximos sete anos da sua vida atrás das grades. Em cinco minutos Norton ataca tudo e todas na cidade de Nova Iorque. O ódio destilado pelos seus olhos e pelas palavras chega a ser incomodativo, até que nos damos conta de que o que ele está realmente a fazer é uma declaraçao de amor à própria metrópole.
E voltamos a ver aqui aplicada a tal «figura de estilo» de que vos falei em relação a Do The Right Thing.
Brilhante.


Já sei, estas janelinhas do You Tube demoram muitas das vezes a abrir, mas acreditem, vale a pena clicarem, dedicarem-se alguns segundinhos a fazerem outra coisa qualquer e voltarem aqui quando estiver pronto. São momentos de cinema como poucos realizadores conseguem produzir.