kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sexta-feira, outubro 21, 2005

Manual de instruções para uma anarquia efectiva


Sim, vou falar do filme acima ilustrado. Sim, é um filme do cara***. E sim, chama-se FIGHT CLUB!
Já tinha pensado em deixar aqui algumas impressões acerca de tão estranho e fantástico objecto cinematográfico. Um comentário da simpática Patricia ao meu post sobre o SEVEN só serviu para apressar essas mesmas impressões.
Não há outro filme como este. E longe de mim querer com isto dizer que não há outro filme melhor do que este. Não há é outro assim tão... peculiar.
Vamos por partes.
Dois actores em perfeito estado de graça. Aliás, provavelmente dois dos melhores actores em actividade.
Um argumento completamente genial, tresloucado e alucinado - mais do que alucinante - nascido da mente tortuosa de Chuck Palahniuk.
Diálogos que se prendem aos nossos cérebrozinhos de uma maneira bem, bem pegajosa.
O filme onde Brad Pitt demonstrou na perfeição o porquê de ser uma máquina sexual. Em que Pitt faz do seu proprio corpo um outro actor, em que cada músculo conta, cada veia do pescoço grita e em que cada flúido corporal faz perfeito sentido. Veja-se a cena antológica em que é espancado pelo segurança do mafioso, e em que acaba a cuspir sangue na cara do nojento italianado enquanto se ri insanamente.
Um filme sujo, com uma fotografia suja, com roupas sujas, cenários sujos e no entanto, com uma clareza de intenções absolutamente luminosa. Quem, ao ver esta obra, não sentiu vontade de explodir com um daqueles palhaços que estão à porta da McDonalds? Ou bater nos empregados das finanças ate se cansar??
É a nova biblia, meus pequenos, a nova biblia...