kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

terça-feira, outubro 11, 2005


Urso
Rinoceronte Negro - 3000
Baleia Azul - 2500
Chimpanzé - 100 000
Hipopótamo - 150 000
Elefante
Pantera da Flórida - 70
Panda Gigante - 1000
Gorila - 120 000
Tubarão Branco
Foca do Mediterrâneo - 600
Cão da Pradaria
Tartaruga Marinha
Esturjão
Tigre
A lista de animais que publico neste blog, é uma de muitas listas de animais em perigo sério de extinção. Quando vejo estas listas... perco a noção dos sentimentos que me invadem. Não sei se sinto mais tristeza do que raiva; ódio ou uma terrivel incapacidade de lidar com estes factos.
Notem, por favor, que os números a vermelho representam a última contagem da espécie em questão. Não vos assusta saber que apenas existem 2500 Baleias Azuis no planeta? Ou pior, que não existem mais do que 1000 Pandas ou 70(!) Panteras da Flórida? Não é terrivel parecebermo-nos de repente, que aqueles animais que sempre povoaram o nosso imaginário infantil - o Tigre, o Elefante, o simpático Hipopótamo - vão, de facto, desaparecer deste planeta dentro de poucos, muito poucos anos? Que só vamos poder admirar um animal tão fabuloso como o Tubarão Branco em livros e documentários antigos?
Isso não vos assusta? Não vos revolta?? Pois a mim dá-me vontade de iniciar uma revolução! Uma revolução contra o velho inimigo destes animais que têm exactamente o mesmo direito de viver no Planeta Terra que nós humanos. Um inimigo chamado «Interesse Económico». Um inimigo em nome do qual, se decidiu considerar que vender o pénis dos tigres, para fins de combate à impotência, seria um grande e lucrativo negócio! Um inimigo em nome do qual o resto do mundo continua a NÃO querer fazer frente ao Japão e à Noruega no que à caça à Baleia diz respeito!!
A foto no topo deste post é de um Golfinho do Amazonas, provavelmente o animal mais enigmático e maravilhoso do planeta. Um animal que deu origem a tantas e belas lendas, que adquiriu uma magia muito particular. Um animal simbólico, não só para os indio locais, como também para todos aqueles que o vêem pela primeira vez. Assim mesmo, com essa força, o impacto naqueles que o vislumbram é imediato. Diz-se inclusive que o seu canto é escutado nas noites da selva amazónica e que os homens que o ouvem se perdem de amores por tão bela criatura. Expliquem-me então como é possivel este animal, em tão poucos anos, deixar de ser uma espécie sem quaisquer sinais de potencial perigo de extinção para passar a ser um dos animais mais raros do mundo? Eu explico: a indústria madeireira!
Eu disse que estes animais tinham o mesmo direito a viver neste planeta que nós humanos? Esqueçam! De repente apercebo-me que perdemos esse direito há muito, muito tempo.

2 Comments:

  • At 15:31, Anonymous Anónimo said…

    Nuninho!
    Hás de me dar o contacto da loja onde se vendem os pénis de tigre. Juro que não é para fins de combate à impotência.

    Beijos
    Tânia Janine Spreads

     
  • At 19:53, Anonymous Anónimo said…

    É verdade, mas a extinção também faz parte do equilibrio
    B

     

Enviar um comentário

<< Home