kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quarta-feira, outubro 19, 2005

SEVEN


Acho que já deu para perceber que sou um fã de cinema. Nunca aqui falei, no entanto, do meu filme favorito. DO FILME!!

SEVEN, realizado por David Fincher, é o filme que servirá de modelo para todos os thrillers nas próximas décadas. O filme que mostra como nunca ninguém tinha mostrado, o quão doentia pode ser a mente humana; o filme que incomoda, impressiona, agonia e choca , presenteando-nos com imagens e temáticas menos... convencionais - sadismo, pornografia e todo o tipo de perversões - como quem fala da Fada Madrinha.
Fincher domina como poucos a estética de videoclip - também conhecida pelos seus detractores como «estética MTV» - e usa todos os truques ao seu dispor, criando dessa forma ambientes que funcionam quase como personagens de carne e osso. Muita carne, muitos ossos.
De certa forma, a mente retorcida e pragmática de Fincher só encontra paralelo no criminoso sem rosto do filme que realizou. Aliás, de realçar precisamente a sequencia em que assistimos ao desvendar desse mesmo rosto. Quando ouvimos o assassino gritar os nomes dos dois detectives - Brad Pitt e Morgan Freemas sublimes - em plena esquadra da policia, não só nos apercebemos do verdadeiro alcance de uma mente doentia e sórdida como nunca tinhamos conhecido - e isto tudo apenas com um grito -, como repentinamente temos um corpo em quem podemos finalmente aliviar a pressão que nos foi invadindo a cada crime horripilante a que fomos assistindo - um para cada pecado mortal. De repente, ali mesmo à nossa frente está o autor de tanto mal; aliás, a personificação desse mesmo mal e é... uma pessoa como outra qualquer. E esse é o verdadeiro e derradeiro trunfo de David Fincher. Nada no seu filme parece ser artificial. Tudo é risivel. Todos os personagens são verdadeiramente humanos, o que contribui para uma maior proximidade entre nós, espectadores, e eles, personagens de quem chegamos a sentir pena ou preocupação. Enfim, pessoas como nós.
Como já disse, tudo em SEVEN foi aplicado com o objectivo de criar um crescendo de tensão que a dada altura se torna practicamente insuportável. Um crescendo que tem o seu ponto de ruptura, e ao mesmo tempo de alívio, na cena final em que Freeman não chega a tempo de impedir que Pitt seja apanhado na rede meticulosa criada pelo assassino. Banda sonora, fotografia, montagem, enfim, pela minha parte não encontro nada de negativo a apontar a este filme, da mesma maneira que me é complicado eleger o ponto mais alto desta obra prima do cinema.

1 Comments:

  • At 12:01, Blogger EL Graxa said…

    Apesar da estupidez, que possa transparecer o meu comentário...é sincero!
    Seven é dos melhores filmes que já vi na minha vida, tal como o Fight Club, ambos mostram uma realidade, apesar de distinta da maioria das pessoas que conhecemos, mas trata-se de uma realidade...que existe, infelizmente apenas surreal nas nossas mentes!
    A meu ver trata-se de uma obra prima cinematográfica...outro exemplo disso???
    Magnólia...sem dúvidas...Fantástico!

    P.s.- Para home até tens bons gostos! ehehe Ou não...

     

Enviar um comentário

<< Home