kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

segunda-feira, janeiro 17, 2011

OS (VERDADEIROS) GLOBOS DE OURO





Confesso, antes de ver 'The Social Network', estava perfeitamente convencido de que David Fincher só se tinha metido num biopic do Facebook e, consequentemente, do seu criador, por motivos meramente mercantilistas. A equação era simples, e os resultados no box office seriam garantidos sem margem de erro. No entanto, ao ver o filme, percebi que por trás da criação da maior rede social da web e da personalidade de Mark Zuckerberg havia uma história muito interessante e que merecia ser filmada. Apesar disso, o mercantilismo estaria sempre presente numa obra como esta, mesmo que David Fincher assim não o pretendesse.


O filme é sério, filmado de forma brilhante, como é apanágio de Fincher, e muito bem interpretado por um elenco jovem e dedicado. Apesar de tudo isso, 'The Social Network' está longe do brilhantismo das primeiras obras do realizador de 'Seven' e 'Fight Club'; longe do brilhantismo, como muito afastado do risco, do arrojo e da criatividade que lhe abriram as portas da grande produção cinematográfica. Por outro lado, não o filme comercial que se fazia prever.


Ainda assim, ser considerado o melhor filme do ano na recente entrega dos Golden Globe, e estar na lista da frente na corrida aos Oscar, parece exagerado. Mesmo se tivermos em conta que 2010 não foi um ano particularmente feliz e especialmente se tivermos em conta que na mesma corrida estavam e estarão filmes como 'Inception' e 'Black Swan'.


De realçar, porém, é o facto dos principais nomeados serem obras de realizadores que, embora fazendo parte integrante da indústria, pertencem a uma geração que revolucionou o cinema americano nos finais da década de 90, criando estilos novos de filmar e de contar histórias. Para além de Fincher, é gratificante ver Darren Aronofsky e Christopher Nolan finalmente reconhecidos pelo seu trabalho.


Vamos ver o que muda nestas listas daqui até Março, já que os Golden Globe, como é sabido, separam filmes por categorias que depois a Academia mistura. Da mesma forma, resta saber se, como no ano passado, teremos novamente uma lista com dez nomeados para melhor filme. Seria o mais justo, claro.

6 Comments:

  • At 16:11, Blogger baba said…

    fofinhooooooooooooooo

     
  • At 22:54, Blogger Junta-te ao clube said…

    Concordo a 100% contigo. Mesmo. Não estou a conseguir entender esta loucura com o filme. Será que o "Inception" não merecia muito mais esta atenção? Eu creio sim.

    E olha, os Óscares este ano são dia 27 de Fevereiro :-P

    Abraço

    Ass: Gattaca

     
  • At 22:58, Blogger karmatoon said…

    Olha, olha quem é ele!!!

     
  • At 23:59, Blogger Junta-te ao clube said…

    Ele tem andado por aqui. Discreto discreto, mas sempre presente!

    Ass: Gattaca

     
  • At 23:08, Blogger karmatoon said…

    E no entanto, de discreto nunca teve nadinha...

     
  • At 21:39, Blogger Junta-te ao clube said…

    LOL... AS coisas mudam. Quem sabe se com a idade não estou a acalmar?

    Ass: Gattaca

     

Enviar um comentário

<< Home