kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sábado, janeiro 15, 2011

"BASTA! REVOLUÇÃO JÁ!!??

É pública a minha aversão aos comentários que as pessoas insistem em publicar no Facebook. A futilidade/iinutilidade chega a atingir níveis preocupantes, especialmente quando são comentários de pessoas que já deviam ter o juízo bem apurado.

Por outro lado, algumas das coisas que se podem ler por ali são um sinal claro das gerações mais... distraídas e iludidas. Mesmo agora, e por intermédio da página de um dos meus irmãos, pude assistir a um chorrilho de patacoadas imberbes e desprovidas de verdadeiro sentido ou objectivo. O título do comentário que deu origem a tudo isso é Basta! rEvolução Já!! e não é mais do que uma espécie de «viva o Black Bloc» em formato de imagem iconográfica. O que se segue é uma colecção de parvoíces do tipo "aos heróis da revolução", "aos que lutam pelo povo" e "cada vez somos mais". A coisa agrava-se quando começam os comentários género "eu posso falar por mim, ESTOU PRONTO" e "prontíssimo".

A vontade imediata é de irromper em gargalhadas. Porque é tudo muito bonito mas quer-me parecer que nenhum destes meninos seria capaz de sair para a rua e fazer uma verdadeira revolução popular. E já tiveram pretextos mais do que suficientes. A dada altura alguém lança um "it's the UNITED COLORS of BLACK BLOC... so fashion" e com razão. É tudo uma cambada de revolucionários de pacotilha, reaccionários wanna be que nunca abdicariam do seu conforto para atirar uma pedra à polícia que fosse. E, mais uma vez, o Estado já lhes deu bons motivos para o fazerem.

Voltamos à história do costume: somos um povo de brandos costumes, sem coluna vertebral, que só se irrita quando a equipa de futebol é roubada pelo árbitro. Mas gostamos do marketing associado a movimentos como o Black Bloc. Gostamos e sentimos-nos momentaneamente motivados, como quando vemos um filme do Indiana Jones e queremos ser como ele. É fashion, sedutoramente fashion. Mas é muito pouco relevante e não surte quaisquer tipo de efeitos prácticos. E é triste, claro.