kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

segunda-feira, julho 05, 2010

CORDEIRINHOS



É ridículo o nível de excesso de oferta de tudo e mais alguma coisa a que chegamos. A futilidade desta sociedade boçal surpreende mesmo os mais atentos e a parvoíce parece não ter limitesl Alegremente, vamos comendo o que nos servem e ainda agradecemos pela amabilidade, pela descoberta e pela mudança que representam para as nossas vidinhas minúsculas.


Domingo, tarde estúpida por excelência. No sofá, aguardava por algo na televisão que pudesse mudar o rumo arrastado de (finalmente) um fim-de-semana sem nada para fazer. Um programa que aborda o interessante mundo social português, apresenta um Spa maravilhoso algures em Lisboa, que apresenta aos seus clientes um tratamento mirabolante com orvalho matinal aplicado por uma massagista tailandesa...

Dito de outra forma: temos aqui um balde de água da torneira fresquinha e uma senhora que por acaso até é asiática e, convenientemente, não fala um ponto final de português ou inglês. A senhora paga o equivalente à dívida externa de Madagascar e leva uns amassos, precedidos de uma relaxante massagem aos pés. E pronto, mais uma besta satisfeita que segue direitinha para o cabeleireiro para contar às amigas.

Somos um país adepto dos placebos. Adoramos que nos enganem, sabendo ou não que estamos a ser comidos à má fila. Papamos tudo o que nos impingem: política, religião, cosmética, medicina e milagres anti-gordura, nos detergentes e em comprimidos. Há sempre uns cereais novos, um iogurte com um composto químico qualquer que desconhecemos mas que pelo nome só pode ser bom para seja lá o que for, shampoos, after-shave, cremes para isto e aquilo, comida pré-cozinhada e rimel que replica o efeito das pestanas falsas.

É um mundo magnífico, este dos enganos. Antes sequer de estes e outros artigos/produtos/serviços, encontrámos maneira de os copiar, criando clones muito parecidos com os originais e ainda melhores porque alvo de up-grades. Somos fantásticos, ultra-rápidos, hiper-inteligentes, mega-avançados, macro-espertos... fúteis, burros como um tamanco, consumidores de plástico da pior espécie, que chegámos ao cúmulo do irónico castigo divino que são as grandes cadeias televisivas americanas recusarem actrizes que tenham efectuado plásticas porque os efeitos dessas mesmas intervenções na nova tecnologia 3D é absolutamente desastroso e a imagem fica demasiado... plástica.

Não é maravilhoso?

1 Comments:

  • At 04:44, Blogger General said…

    Ou como diz o leonard cohen:


    Everybody knows that the dice are loaded
    Everybody rolls with their fingers crossed
    Everybody knows that the war is over
    Everybody knows the good guys lost
    Everybody knows the fight was fixed
    The poor stay poor, the rich get rich
    That's how it goes
    Everybody knows
    Everybody knows that the boat is leaking
    Everybody knows that the captain lied
    Everybody got this broken feeling
    Like their father or their dog just died

    Everybody talking to their pockets
    Everybody wants a box of chocolates
    And a long stem rose
    Everybody knows

     

Enviar um comentário

<< Home