kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quinta-feira, março 18, 2010

A VERGONHA

O mais recente e triste episódio com as mulheres que constituem o chamado grupo Damas de Branco, em Havana, serve essencialmente para, de uma vez por todas, o mundo abrir os olhos para algo que já se arrasta há demasiado tempo na ilha de Fidel - e se pensam que a ilha já não é de Fidel, desenganem-se.

O movimento tem tudo a ver com o que acontecia na Argentina, quando milhares de mulheres se juntavam nas ruas de Buenos Aires exigindo uma resposta para o desaparecimento dos seus filhos e maridos. Durante anos, o regime ditatorial argentino manteve-se relativamente tranquilo quanto a este movimento popular por ser levado a cabo por mulheres. Havana tem outra opinião, no que diz respeito a movimentos populares. Vai daí, faz aquilo a que já estamos habituados e prende as mulheres que, em marcha pacífica, exigem saber dos seus maridos e filhos, presos sem grandes explicações por serem apenas vozes dissonantes do governo cubano.

Se a isto juntarmos a recente morte do jornalista Orlando Zapata Tamayo, após 86 dias de greve de fome, e a luta de outro jornalista, Guillermo Fariñas, solidário com a dramática morte do colega e amigo, facilmente compreendemos que algo está a mudar em Cuba. Estes movimentos populares começam a ganhar uma nova força, e o regime castrista percebe finalmente que as coisas ficam cada vez mais difíceis de conter e controlar. Pena é que o resto do mundo - nomeadamente o mundo diplomático e político - não demonstre grande vontade de intervir.

O que dirão disto aqueles que já discutiram comigo este assunto, argumentando que já estiveram lá e que as coisas não são bem assim. Aqueles que não percebem ou não querem perceber que Cuba, como a China ou o Uganda, são peritos em desinformação e manipulação e distorção da sua realidade social. E os papalvos que se auto-intitulam de anti-imperialistas fazem vista grossa e ainda assim conseguem dormir bem à noite.