kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

segunda-feira, dezembro 21, 2009

O último post - uma tentativa de dissecar "Avatar" enquanto obra cinematográfica mas também como produto de comércio - obteve duas reacções de pessoas que, ao contrário de mim, já tiveram a oportunidade de o ver. Diz o Carlos - de quem já começava a sentir a falta neste blog - que "seria dificil pensar em outro senão Cameron para realizar esta obra-prima da diversão e do entretenimento". Raramente acontece, mas desta vez não posso concordar com ele. E admito, é claramente uma questão de gosto pessoal. No entanto, o passado recente mostrou-nos que génios como Spielberg e Lucas já se podem reformar em paz, já que herdeiros à altura não lhes faltam. Claro, nem todos conseguiram manter o nível inicial, mas a verdade é que realizadores como M. Night Shyamalan (noutro registo), Guillermo Del Toro, Peter Jackson, a dupla JJ Abrams e Matt Reeves ("Cloverfield") ou estreantes absolutos como Neill Blomkamp (o realizador de "District 9") - e isto para referir apenas alguns - trouxeram ao cinema comercial e de entretenimento a magia que lhe faltava há muito.

Isto numa altura em que estou para ver o que poderá ser um dos filmes de 2010: "9" de Shane Acker, de que já falei aqui e que ameaça não estrear no nosso país. Isto para não falar em todo o stock da Pixar, que se prepara para estrear a sua primeira longa-metragem não animada. Ou seja, não duvido da capacidade de James Cameron realizar cinema-espectáculo, nem pouco nem mais ou menos. Não concordo é que seja o único.

Por falar nisso, gostava de aconselhar o que foi um dos filmes maiores de 2009 e que, aparentemente, vai estrear apenas pelas bandas de Lisboa: "O'Horten", do norueguês Bent Hamer. Passou pelo Fantasporto e deixou muita gente de boca aberta e... a sonhar. Não o percas por nada deste mundo, amigo Carlos. Até porque não foi o único filme nórdico que este ano deixou muito bom cinéfilo de queixo a abanar. Mas sobre isso falarei mais adiante...