kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quarta-feira, dezembro 16, 2009

18 DE DEZEMBRO

O anúncio das nomeações para os Golden Globes, deixaram no ar a ideia de algo que já muitos vêm dizendo: o "Avatar" de James Cameron poderá não ser mais do que muita técnica e pouco sumo. A próxima semana todas as dúvidas serão eliminadas de uma vez, mas a certeza é já uma: tem todas as condições para ser o mais lucrativo filme de sempre.

O que choca um pouco com um pormenor no mínimo estranho. O inacreditável secretismo em torno da obra de Cameron poderá ou não roubar uma primeira fatia de público das salas de cinema? Se por um lado a estratégia tem funcionado com obras de menor impacto e escala, a verdade é que um filme que custou cerca de 300 milhões de dólares - o mais caro de sempre - pode precisar de mais qualquer coisinha. Pelo menos a julgar pelo nosso país, em que a campanha se limitou a um poster foleiro nas bilheteiras a anunciar a venda antecipada de bilhetes. Parece que James Cameron, megalómano confesso, está a apostar no facto de se ter retirado do circuito comercial e de isso poder significar um motico acrescido de interesse. Não se esqueça o realizador que em quinze anos cresceu um novo público que, muito provavelmente, nunca viu nenhum ilme seu, nem mesmo o horripilante mas bem sucedido "Titanic".

No entanto, há algo que me enche de orgulho. João Montenegro, amigo do coração, é neste momento a pessoa no mundo que, na lista de "Eu Faço o Que Realmente Gosto", ocupa o primeiro lugar destacadíssimo. E merece-o. Só estou à espera de o ver, qual pinguim em marcha para a cerimónia de acasalamento, a atravessar a passadeira vermelha que o levará à entrega do mais que certo Oscar. Se ele o vai receber ao palco ou não - o que parece muito improvável - pouco importa. E ele sabe-o. O que importa é que quando o entevistarem, no meio daquelas estrelas, dos flashes das câmaras e dos gritinhos histéricos dos fãs, ele tenha a calma e o sangue-frio para proferir um sonoro, grave e bem articulado "FODA-SE!"


1 Comments:

  • At 15:45, Blogger João Montenegro said…

    Haha! Estou quase a chegar! Domingo ja estou ai! Copos garantidos!

    Ah, e acho que vais gostar (nem que seja um bocadinho) do filme! :-)

    Abraco!

     

Enviar um comentário

<< Home