kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quinta-feira, dezembro 17, 2009

MEIO AMBIENTE QUÊ!?

De uma coisa tenho já a certeza e nem preciso esperar pelo fim do ano para a destacar: a cimeira de Copenhaga é um brutal e desnecessário gasto de dinheiro. Porquê? Porque simplesmente não vai resultar em nada.

É muito simples, na verdade. A situação actual em que o planeta se encontra é desesperante - e que se lixe a discussão em torno dos exageros promovidos pelos cientistas. Ou seja, as medidas a serem tomadas deviam ser tomadas... ontem. Nenhum país no mundo, mais ou menos civilizado, consegue, quer ou pode assumir essas mudanças de um dia para o outro. São processos demasiado lentos para fazer uma diferença significativa; processos que quando estiverem efectivamente a fazer o efeito pretendido, estarão já desactualizados com a situação da altura.

Prova da noção de que tudo isto é uma gigantesca fachada institucional, é o facto dos principais líderes mundiais não terem estado presentes na maioria dos dias da conferência. Prova disso mesmo, é o Brasil - que tem somente a maior representação e da qual fazem parte algumas ONG - ter conseguido retirar da discussão o assunto Amazónia. Não é fantástico?

E na verdade é tão simples de compreender...