kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

segunda-feira, dezembro 07, 2009

IGUALDAD ANIMAL

Não é uma gralha, é simplesmente o nome da organização espanhola a favor da igualdade de direitos para os animais que ontem, em Madrid, se manifestou silenciosamente na Praça da Porta do Sol. Foram cem activistas, cada um segurando num animal morto.

Acho piada que os noticiários tratem este assunto do ponto de vista do quão chocante ele é. Mas entendo, de certa forma. Nunca ninguém gosta que se lhe esfregue um problema no focinho, certo? Foi os que os activistas fizeram.

Para mim a questão é muito simples: os animais, enquanto seres vivos devem ter os mesmos direitos que todos os seres vivos. Para mim isso quer dizer que devem ter os mesmos direitos que nós. O problema é que o ser humano acha que os animais, por não serem «racionais» - e isto dava uma discussão tremenda acerca do que é afinal ser racional - não podem ter os mesmos direitos. A questão devia ser abordada ao contrário. A inteligência de humanos e restantes animais devia interferir nos deveres e nas obrigações, mas não nos direitos.

Um ser vivo deve ter direito a simplesmente ser deixado em paz. Quanto a deveres e obrigações... bem, isso nem sequer é assunto, porque todos os animais, vivendo na sua própria sociedade ou não, têm os seus deveres e obrigações instintivamente esclarecidos. Nós é que não.


Já sabem, podem e devem ver o vídeo, mas será que conseguem?