kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quinta-feira, setembro 24, 2009

PRONTO...


Agora que tive a oportunidade de ver as entrevistas do novo programa dos Gato Fedorento, já consigo dar a minha opinião sem parecer mau feitio.
A coisa não tem piada. O programa, claro, porque as entrevistas não estão mal de todo. O único problema das entrevistas, razoavelmente conduzidas por Ricardo Araújo Pereira, é que são... morninhas. Não são provocatórias como se estava à espera. São polidas, politicamente correctas, aqui e ali apimentadas, sim senhor, mas nada que se compare ao que se faz lá por fora no género.

Bom exemplo disso mesmo foi a entrevista a Joana Amaral Dias, do Bloco de Esquerda, A senhora revelou duas coisas que eu não sabia: que tem umas mamas bem maiores que a média nacional e que é um verdadeiro mono. Sem piada, tensa, irritável e irritada e sem pinta de sal. O que é que RAP podia ter feito? Massacrá-la. Qualquer Jon Stewart o faria, sem piedade. O que é que RAP fez? Continuou a fazer as perguntas que estão combinadas previamente e pronto...

Porque é clara a tentativa de copiar a papel químico o trabalho de Jon Stewart y sus muchachos. O problema é que Jon Stewart tem uma equipa de mais de quinze guionistas. O problema é que os assistentes de Stewart - «especialistas» nas mais diversas áreas de... seja o que for - são bons actores, coisa que nenhum dos gatos é. São mesmo muito fraquinhos, aliás.

Ou seja, éstá definitivamente na hora de Ricardo Araújo Pereira se emancipar dos seus coleguinhas de carteira e enveredar de uma vez por todas por uma carreira a solo naquilo que faz melhor. Antes, naquilo que podia fazer melhor: entrevista satírica.