kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quinta-feira, maio 07, 2009

TIO VASCO

Pode parecer exagero, mas a verdade é que grande parte da minha educação cultural - os filmes de que gosto, os livros que leio, as músicas que ouço - fai dada por este senhor num programinha muito simples e onde ele se limitava a apresentar curtas de animação. Algumas da Warner, é certo, mas a maior parte de países como a Bulgária, a Polónia, a URSS, a Checoslováquia e etc. Aprendi bastante com ele e continuo sem compreender como a RTP optou por se esquecer de que ele alguma vez existiu.
Lembro-me de uma noite, no Cinanima, de o ver a um canto, tímido, anonimo. Como todos os espectadores tinha comigo um boletim de voto onde podia escolher o filme favorito, e decidi desenhar uma caricatura do Vasco Granja para lhe oferecer. Ganhei coragem e fui ter com ele. Nunca me esquececi da sua reacção. Com lágrimas nos olhos agradeceu profundamente o gesto e mostrou alegria por ainda haver «jovens» que se lembravam dele e do seu programa.

konec