CORALINE E A PORTA SECRETA
Ora bem, para começar mais uma vez a estranheza de um filme de animação que obviamente é dirigido maioritariamente para adultos estrear apenas na versão dobrada. É ridículo, desnecessário e a prova de quem decide estas coisas está claramente deslocado de duas realidades: a do livro que deu origem ao filme e a do próprio filme, dando a nítida sensação de que não o viu sequer. Mas enfim...
Quanto ao filme de Henry Selick o que se pode dizer é que não envergonha o magnífico livro de Neil Gaiman. É visualmente um ataque aos sentidos, com uma quantidade incrível de informação por milímetro quadrado. A técnica de stop-motion é de tal forma dominada que acabamos invariavelmente por nos esquecer que este é um filme desses, em que os bonequinhos se mexem aos saltinhos. Nada disso.
No entanto, este não é o próximo "Nightmare Before Christmas", nem de perto nem de longe. A técnica está lá, o espanto visual também, a banda sonora é fantástica e a história é, para quem a conhece, maravilhosa. O que é que falta? Tim Burton. E faria toda a diferença, principalmente porque os mundos de Gaiman e Burton têm tantos pontos em comum.
Ainda assim, vale a pena a visita, especialmente porque a versão em 3D é do caraças. E porque é delicioso, na verdade. Pouco ambicioso, dá a ideia, mas delicioso.
Etiquetas: Filmes Vistos
1 Comments:
At 21:37, Junta-te ao clube said…
Pena é que nao tenha estreado nas nossas salas a versão original. Apenas a dobrada... Quase nem reconhecia o trailler :-P
Ass: Gattaca
Enviar um comentário
<< Home