kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

terça-feira, março 03, 2009

O FANTAS MORREU

Foi indiscutivelmente o pior festival de sempre. Tão mau que nem sequer houve realmente maus filmes para criticar. Tudo foi morno, mortiço e absolutamente desinteressante. Uma semana de filmes e podemos contar os que realmente se destacaram pelos dedos de uma mão. Para além disso, muito menos filmes a ver. Alguns dias foram preenchidos apenas com quatro sessões, quando a média costumava ser de seis e às vezes sete por dia.
De resto mais do mesmo. Muito cinema asiático para o qual já ninguém tem paciência, menos cinema espanhol do que era costume e bastante fraquinho, por sinal, e as habituais concessões nitidamente comerciais de um festival que primava pela independência. Onde estão os filmes da Austrália, Nova Zelândia, da América Latina? Onde estão o cinema canadiano, o cinema independente americano, o cinema brasileiro os filmes nórdicos? Bons tempos em que o Fantas era uma montra para as cinematografias distantes e difíceis de encontrar. Realizadores desconhecidos, estilos novos, formas de contar histórias diferentes do que estamos habituados.
Este ano foram mais os filmes que já têm estreia marcada para Portugal do que aqueles que foram mesmo bons. Qual o interesse? Qual o objectivo? Porque vence o Fantas um filme como "Idiots and Angels" do mestre Plympton? Sou fã incondicional do senhor, mas já vi bem melhor no Fantas passar completamente despercebido. Porque raio atribuem o prémio de melhor actriz a uma Macarena Gomez que nem sequer se pode chamar de actriz? Porque ela esteve presente no Fantas?
O Fantas morreu, e precisamente às portas de completar 30 anos. Pela primeira vez acho que acredito na constante ameaça, repetida este ano por Mário Dorminsky: para o ano corremos o risco de não haver Fantasporto.

Filmes realmente interessantes:

O'Horten


The Escapist


The Disappeared


Eden Lake

1 Comments:

  • At 20:03, Blogger Sofia said…

    Realmente tenho de concordar contigo, nunca vi uma edição do Fantas tão má como a deste ano. Aquilo que mais me intriga foi porque raio é que o Eden Lake ganhou algum prémio?? O filme é mesmo muito muito mau. Enfim... realmente existem muitos defeitos a apontar. Esperemos que para a proximo edição seja melhor :)


    P.s: Só discordo de uma coisa, acho que o cinema asiático é do melhor que há. E fico feliz que pelo menos isso se mantenha.

     

Enviar um comentário

<< Home