kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quarta-feira, agosto 06, 2008





Já tinha sido aconselhado a ver "Atonement" por diversas pessoas e por inúmeras vezes já tinha pensado em trazê-lo para casa. Erradamente pensei sempre que não deveria ser assim tão bom quanto isso e que o poderia ver em qualquer outra altura. Erradamente.
Soubesse eu ser o novo filme do mesmo realizador de "Orgulho e Preconceito", Joe Wright, e teria-o visto ainda no cinema.

"Atonement" é um filme verdadeiramente surpreendente. E isto é bem mais do que usar um vulgar lugar comum usado sempre que não temos realmente grande coisa para dizer de um filme. Este é mesmo surpreendente, e porque consegue ser bem mais do que os típicos filmes de época vindos do Reino Unido. Porque é filmado de maneira diferente, porque a narrativa nos é apresentada de um modo completamente invulgar e porque, sem o sabermos, nos passa uma enorme rasteira, logo desde o seu início. Não se pode acusar o filme de ser uma tremenda mentira, porque na realidade a história que nos é contada aconteceu de facto àquelas pessoas, não aconteceu é exactamente como nós vemos...

Resumidamente, posso acrescentar que os actores estão todos de igual forma muito bem - Keira Nightley, James McAvoy (enorme), Saoirse Ronan, Vanessa Redgrave, Romola Garai -, que a fotografia do filme é brilhante, que a banda sonora, matemática, e uma das melhores que ouvi este ano e que funciona quase como uma personagem do filme, e que "Atonement", que provavelmente merecia mesmo alguns dos Oscars para que estava nomeado, contém uma das cenas mais arrebatadoras de que me lembro. Um plano sequência de quase cinco minutos, sem cortes, non stop, na praia de Dunkirk na véspera das tropas inglesas serem levadas de volta a casa, e que é de uma complexidade e de uma coreografia impressionantes. Não supera os travellings megalómanos de "Os Filhos do Homem", mas que mete respeito, lá isso mete.
O único exemplar em boas condições que encontrei desta pequena obra de arte pode ser visto
aqui.

De resto, "Atonement" tem um sem número de imagens belíssimas e sequências assombrosas - como a do pesadelo de Robbie - e merece sinceramente a visita. Não se esqueçam de levar lenços de papel, a coisa às vezes puxa um tudo ou nada para a emoção. Mas justificadamente e sem ser lamechas!











Etiquetas:

3 Comments:

  • At 17:59, Blogger Carlos said…

    Eu avisei. E tenho a banda sonora! Já agora, trivia question: no final, na cena da entrevista, sabes quem é o entrevistador? O falecido Anthony Minghela, num cameo que fica para a história como a sua ultima aparição em película.
    Abraço.

     
  • At 14:08, Blogger karmatoon said…

    Sim, eu vi os extras. Confesso de que não me tinha apercebido ao ver o filme...

    Abracinhos

     
  • At 14:08, Blogger karmatoon said…

    Sim, eu vi os extras. Confesso de que não me tinha apercebido ao ver o filme...

    Abracinhos

     

Enviar um comentário

<< Home