kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sábado, outubro 20, 2007

"YOU CAN CALL ME AL"

(...) A man walks down the street
It's a street in a strange world
Maybe it's the Third World
Maybe it's his first time around
He doesn't speak the language
He holds no currency
He is a foreign man
He is surrounded by the sound (...)




Ainda não tinha falado aqui do prémio Nobel da Paz com que Al Gore foi laureado, pois não?


Pois não.


Então cá vai...



Concordo totalmente com a escolha, e rio-me dos argumentos daqueles que nem por isso. É que ainda não compreenderam que já há muito que o Nobel da Paz deixou de ser entregue apenas aos que lutam pelos direitos humanos. Agora, o prémio é um murro no estômago politico; uma mensagem em forma de bofetão. E Al Gore merecia ainda mais uma ajudinha na sua luta pelo meio ambiente, pela saúde do planeta e, ao mesmo tempo, pelos DIREITOS que os HUMANOS têm de viver num planeta melhorzinho.


Pouco me interessam as motivações que levaram o quase-presidente dos EUA a investir nesta sua nova cruzada. O que me interessa é que o fez, e fê-lo da melhor forma possível. Em vez de grandes manifestações, acções radicais mais ou menos violentas, ou de embarcar numa luta burocrática que não o levaria a lado algum, Al Gore vestiu-se de stand up comediant/professor/peregrino ao serviço da ecologia e conquistou a atenção do povo. Incomoda quem deve ser incomodado - nomeadamente o seu presidente - e acusa quem deve ser acusado. Sem papas na língua.


Pouco me interessa se o que realmente pretende com isto é regressar à corrida pela Casa Branca. Mesmo que fosse esse o seu principal objectivo, não seria mau de todo, desde que, depois de sentado na sala oval, mantivesse a mesma vontade de mudar as coisas. Interessa-me, isso sim, que vá cada vez mais longe nesta luta pela melhoria das condições de um planeta que está ferido de morte.


Já se sabe que muitos outros candidatos mereciam igualmente o Nobel da Paz. Seria louco se dissesse o contrário. Mas neste momento quer-me parecer que o mal que Al Gore tenta combater, é o nosso maior e mais grave problema, e um que necessita imediatamente de resultados.

2 Comments:

  • At 00:47, Anonymous Anónimo said…

    bullshit

     
  • At 22:58, Blogger karmatoon said…

    Tens toda a razão! A merda que os bovinos deitam cá para fora também prejudica o meio ambiente. Só não conheço é ninguém que se esteja a empenhar tanto como o tio Al para mudar a situação...

     

Enviar um comentário

<< Home