kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

domingo, outubro 07, 2007


Recém chegado de um fim de semana em Óbidos - do qual ainda não tenho as fotos -, apetece-me falar de vários e diferentes assuntos - dos quais existem imagens e vídeos para os ilustrar.

E foi precisamente na viagem de regresso que descobri que Eddie Veder, o vocalista dos Pearl Jam, lançou o que é considerado como o seu primeiro álbum a solo, ao mesmo tempo que é a banda sonora do também mais recente filme de Sean Penn enquanto realizador.


Into The Wild conta a história verídica de Christopher McCandless, um jovem americano que, logo após ter concluído a faculdade, resolveu doar o dinheiro que tinha conseguido poupar a uma instituição de caridade,e começou uma viagem pelos Estados Unidos, sempre com o mínimo de condições e sem qualquer tipo de preparação, com o objectivo de chegar ao Alaska e aí começar uma vida nova, longe da civilização. Ao longo de dois anos, manteve um diário onde testemunhava o seu estado fisico e psicológico, ao mesmo tempo que registava o dia-a-dia de um «vagabundo» na América. Chegado ao seu destino, encontoru um autocarro abandonado, do qual faria a sua casa. Foi encontrado morto no seu saco-cama, com 24 anos, vitima de subnutrição.
O filme tem um elenco poderoso, com William Hurt, Marcia Gay Harden, Vince Vaughn e Emile Hirsch no papel principal, e Sean Penn parece-me o realizador perfeito para levar a história de McCandless - que já tinha originado um best seller - ao grande ecrã.
A música de Eddie Veder é bem representativa do estilo de imagens que Penn filmou e acompanha o estado de espirito de quem se propõe a uma odisseia deste calibre; é música «roubada» aos primórdios de Bruce Springsteen. Folk crua e despida de electricidade excessiva, e, pelo que me foi dado a ouvir, lindíssima.
As imagens, já a seguir...


O trailer


A música