kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quarta-feira, fevereiro 10, 2010

APROVEITANDO...



Acreditem, havia muita coisa mais interessante para falar aqui - continuo sem tempo para me dedicar ao blog como gostava - mas isto é demasiado mau para não ser falado.

Quando achamos que é impossível alguém fazer pior do que já foi feito, a SIC surge com um projecto novo e surpreende tudo e todos. Não pela positiva, diga-se. A ideia de estrear séries de televisão totalmente influenciadas pelo sucesso da saga New Moon já era ridícula suficiente, agora... O que o canal de Carnaxide fez é tão mau, tão mau, tão mau, que envergonha qualquer um. A série "Lua Vermelha" é um conjunto de erros indesculpáveis. É mal filmada, mal realizada, mal escrita - os diálogos são de uma insipidez inacreditável - e os actores conseguem ser piores que o pior teenager de "Morangos com Açucar".

A TVI, pelo seu lado, deve ter-se apercebido do erro a tempo e reduziu a sua novela concorrente a meia dúzia de episódios, poupando dinheiro, tempo de antena e paciência aos espectadores.

O problema da SIC, claramente, é querer correr atrás do prejuízo sem parar para descansar. Depois das tareias sucessivas que levou da sua principal concorrente (e da RTP, também), começou a produzir séries, novelas e concursos como se não houvesse amanhã. O caso de sucesso de "Ídolos", por exemplo, merece uma olhadela atenta, já que cada gala domingueira deste mega-karaoke, é também um muito bom exemplo de como não se deve realizar um programa de televisão.

"Ídolos" sofre cronicamente de mau som, falhas de iluminação e de câmaras, que nunca estão onde deviam; de dois apresentadores com a necessária dose de simpatia mas que nem um teleponto sabem ler e que se enganam e engasgam a cada dois minutos e de um amadorismo que não se percebe numa produção desta dimensão. A sorte é que os concorrentes conseguiram cativar doses maciças de público, caso contrário...

Vai mal, a televisão portuguesa. Terrivelmente mal.