kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

domingo, janeiro 24, 2010

9

Há puco mais de um ano, publiquei um post em que falava do filme "9" e da curta-metragem que lhe tinha servido de ponto de partida. Ao contrário do que tinha previsto, parece que o filme de Shane Acker vai mesmo estrear nas salas portuguesas. Apesar de tudo, foi mesmo a pirataria que me permitiu vê-lo antes dessa aguardada estreia.

E as expectativas valiam a pena. o filme produzido por Tim Burton e Timur Bekbabmetov é maravilhoso. Pode não ter a técnica perfeita da Pixar; pode ter cedido a interesses comerciais que o obrigaram a, por exemplo, dar voz aos personagens. Mas "9" é mesmo um filme especial, com uma sensibilidade diferente e uma emoção muito particular. É um filme que nos toca por motivos ligados ao argumento mas também à concepção visual de Shane Acker. Nesse aspecto, é um filme belíssimo.

Para além disso, tem uma banda sonora brilhante, assinada pelo obrigatório Danny Elffman, um argumento original e surpreendente, e um pormenor extra que provavelmente me vai levar a revê-lo no grande ecrã: parece que vai estrear em versão 3D. Seja como for, é obrigatório.