kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

domingo, janeiro 17, 2010

TRAFULHADA

Foi um dos que mais quis ver em 2009, e que por razões diversas acabou por ser preterido várias vezes. "The Brothers Bloom", realizado por Rian Johnson, é uma comédia destravada, insana e totalmente nonsense, com um argumento pequenino mas tremendamente eficaz, um conjunto de actores obviamente divertidos com o trabalho e que mantém o espectador entretido (e bem entretido) durante duas horas.

Rian Johnson é practicamente um estreante, que só tinha um filme no currículo, "Brick", de 2005, e com que tinha conquistado a crítica. O primeiro filme estava longe do universo de "The Brothers Bloom"; não era de todo uma comédia, o elenco era pouco conhecido, e o argumento era bastante mais complexo.


O sucesso comercial e de crítica de "Brick", deu a Johnson a possibilidade de, no mesmo filme, poder contar com Mark Ruffalo, Rachel Weisz e Adrien Brody, e de arriscar num formato que, já sendo conhecido, cai sempre bem. O ambiente é muito próximo daquele que o fantástico Wes Anderson gosta de abordar nos seus filmes - "The Royal Tennebaums", "The Life Aquatic with Steve Zissou" e "The Darjeeling Limited" - ou seja, recheado de um humor pouco habitual, personagens incaracterísticas, e que vivem num constante estado de distracção/loucura.

O filme é altamente aconselhável, mas não consegue fugir a uma certa pasmaceira, lá mais para a recta final. Perde gás, aborrece um bocadinho, mas acaba por reencontrar o caminho. O final acaba por ser o único possível, tendo em conta tudo o que acontece durante uma hora e três quartos e esse, nao é, de facto o problema do filme. O problema é a falta de pulso acusada por um realizador que, talvez pela inexperiência, ainda não sabe bem como gerir os seus activos.

Mesmo assim, "The Brothers Bloom" é uma excelente e muito divertida surpresa. Especialmente pelo papel de Rachel Weizs, muito, muito delicioso.

2 Comments:

  • At 15:00, Blogger Milene said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 15:01, Blogger pinkpoetrysoul said…

    Fui ver esse filme ao cinema e adorei, fui assim por acaso, não sabia bem qual era a história do filme mas resolvi ver por causa dos actores :) foi uma surpresa muito agradável :)**

     

Enviar um comentário

<< Home