kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quinta-feira, fevereiro 04, 2010

OSCAR 2010


Como já todos devem saber, a edição deste ano da entrega dos Oscar já está marcada pela decisão de aumentar a lista de candidatos a melhor filme do ano. Uma decisão que está a gerar controvérsia desde logo porque esse aumento de candidatos acontece apenas nessa categoria. Ou seja, o realizador do melhor filme do ano pode muito bem nem estar nomeado pelo seu trabalho, o que é, no mínimo, estranho.

Sinceramente, parece-me que esta mudança tem razões e efeitos meramente comerciais, por muito que Sid Ganis, presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, tenha falado na injustiça de alguns títulos no passado terem ficado de fora da corrida. O problema é que continuam a ficar, não é?

Já não me espanta, este desiquilibrio permanente nas nomeações da academia. "District 9" é nomeado (surpreendentemente) para melhor filme do ano, mas o seu realizador pelos visto não deve ter feito um bom trabalho. "Inglorious Bastards consegue 8(!) nomeações... "Avatar" é nomeado para uma coisa que na verdade não tem, fotografia. É qualquer coisa como ter dois fotógrafos a concurso, um totalmente tradicional, sem edição, e o outro ser um mestre no Photoshop e vencer.

Pelo caminho ficam filmes como "The Road" e "Where The Wild Things Are"; bandas sonoras de luxo, interpretações inesquecíveis e realizações, no mínimo, corajosas.

Hoje em dia os Oscar já só surpreendem pela insistência no disparate, e por muitas voltas que tentem dar ao esquema de nomeados/vencedores, a lamechice continua a ser a mesma. O vencedor desta edição? "Avatar", claro, mas isso já não é surpresa.