kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

terça-feira, novembro 10, 2009

UFA

Finalmente, um bocadinho para escrever aqui meia dúzia de postas de pescada.
Pescada cinematográfica, diga-se.

Primeiro, para aconselhar o filme "Spread", que em português teve o muito pouco sugestivo título de "Playboy Americano". É uma surpresa, principalmente porque tem um argumento elástico o suficiente para nos apanhar desprevenidos, e porque tem dois actores que sem se esforçarem muito nos convencem desde o início do filme. Ashton Kutcher a começar a ganhar uma qualidade que o pode tirar definitivamente do grupo dos carinhas larocas, e Anne Heche, com coragem para fazer algumas cenas de sexo mais do que explícito. Para uma actriz habituada a outras andanças e a personagens politicamente correctas, a viragem foi brusca... mas com sucesso.




Depois para dizer que devem evitar a todo o custo uma das grandes desilusões do ano, "Os Substitutos". Um daqueles raros exemplos de como um argumento engraçado e relativamente original pode também ser autofágico. Ou seja, uma história que remete todo o nosso imaginário para o clássico film noir mas que ao mesmo tempo constrói um cenário esteticamente perfeito, onde tudo é bonito, intocável e... perfeito. Portanto, o oposto dos ambientes do film noir. Depois temos um elenco totalmente deitado fora - Bruce Willis especialmente - e um conjunto de sequências que não fazem mais do qu e espelhar a total nulidade de imaginação de um realizador que já tinha feito o terceiro episódio da saga Terminator... Tudo dito.




Por fim, para vos deixar um aviso: de modo algum se sintam tentados a ir ver "The Haunting of Molly Hartley". É o pior filme do ano e ponto final!