kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sábado, abril 11, 2009

CAN HE?

Admiro cada vez mais este homem. Admiro cada vez mais a capacidade que ele tem de se distanciar por completo da imagem cinzentona, aborrecida e altamente desacreditada do político comum. De ser totalmente informal, de não precisar de ter tudo escrito por outros para se safar com elgância numa conferência de imprensa. Por ser incrivelmente elegante, e por usar toda a sua energia para seduzir quem o ouve. Alguém pode afirmar com toda a certeza qual foi o último político ou líder mundial que conseguia este efeito nas pessoas? O efeito de as reunir à sua volta só para o ouvir falar? E é um homem bonito, acessível, franco, que nos convence com as suas respostas. No vídeo abaixo um jornalista pergunta-lhe, durante a cimeira do G20, quais as principais diferenças entre a sua política externa e a de George Bush. O homem leva o seu tempo, e durante pouco mais de quatro minutos, responde ao que lhe é perguntado e a muito mais. Lá está, com elegância, fugindo à tentação de atacar o seu antecessor, e acima de tudo - e esta é a principal diferença entre as políticas externas dos dois - com uma humildade rara na classe política.
Será que ele vai conseguir? Nem ele sabe, e assume-o nesta resposta. A mim parece-me que já conseguiu bastante. Sozinho conseguiu reintroduzir uma certa confiança numa classe que andava pelas ruas da amargura. Conseguiu aliviar toda uma tensão internacional em torno dos EUA, e conquistar novamente uma simpatia política e social vitais para ele dar a volta a tudo o que Gerorge Bush fez de errado. E não era nada fácil.
Não sei sinceramente se ele can, mas que o admiro, lá isso é verdade. Não sei se é real ou uma magnífica manobra de marketing, mas simpatizo com ele e tenho, pela primeira vez na vida, fé num homem político. E isso é dizer muito, acreditem.