kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

domingo, abril 19, 2009

AFINAL...

Não consigo não falar de Toumani Diabaté e do seu "The Mandé Variations". O trabalho anterior deste inacreditável músico do Mali tinha sido gravado há 20 anos, o que me faz pensar que há realmente coisas inacreditáveis, não há?

Toumani Diabaté é neste momento um dos músicos mais respeitados no mundo, e com toda a razão. É que bons intérpretes de Kora, o instrumento típico de um sem número de países em África, sempre existiram. De Salif Keita a Idrissa Cissoko, muitos foram os que se evidenciaram e que conseguiram sair das fronteiras (às vezes demasiado apertadas) de África e mostrarem ao mundo o que valem. Mas Diabaté é diferente. A sensibilidade com que toca a Kora, coloca-o a quilómetros de todos os outros e faz dele um músico de uma outra galáxia.

Para além disso a cultura musical deste homem apanha qualquer um de surpresa. Basta perceber as suas influências. Importantíssimo também ouvir e ver a explicação de como se toca - de como ele toca - a Kora para entender também quem é realmente Toumani Diabaté e de onde vem a sua música.

Não tenho duvidas: "The Mandé Variations" é um dos melhores discos que já ouvi, e Toumani Diabaté um músico a (re)descobrir urgente e obrigatoriamente.