kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quarta-feira, janeiro 14, 2009



É já de hoje a oito dias que o TUP leva a cena o seu novo espectáculo. Novo e completamente original. Encenado pelo António Júlio, a peça resulta de textos escritos pelos actores durante a primeira fase do trabalho. Numa altura em que a única coisa que fazíamos era improvisar a partir de sugestões de exercícios, o Júlio pediu-nos para escrevermos frases começadas por uma série de palavras atiradas por ele. Lembro-me, os outros, desculpa e mais uma série de textos intimos e muito pessoais são a base deste espectáculo que mostra tudo o que nos vai na alma e que que nos habituamos a manter escondido. Por vergonha, por medo ou por incoveniência. Nunca vos aconteceu serem chateados por alguém - mãe, namorada, patrão - e pensarem em tudo o que vos apetecia dizer nessa altura e no entanto não o fazerem? Essas são as palavras de RECUPERADOS.
Coisinhas sobre como foi o processo de construção e etc, só quando isto tudo acabar. Posso é já adiantar que vamos levar o nosso espectáculo ao festival internacional de teatro universitário de Liége. E isso é muito bom.
Apareçam e tragam amigos. A Fundação José Rodrigues é difícil de encontrar mas eu ajudo, sim?


SINOPSE:
Uma reprimenda do pai. Uma chamada de atenção da professora ou do patrão. Uma pergunta incómoda. Ainda me amas? Tiveste saudades minhas? Estás sozinho? Inventamos constantemente palavras para esconder o que desejamos realmente dizer. Mantemos escondido um eu que não queremos apresentar a ninguém. Guardamos no armário uma personalidade para cada dia da semana que vestimos para poder sair de casa. Desenvolvemos a arte da invisibilidade: não vermos os outros e não sermos vistos. Recuperados conta-nos as palavras que são caladas antes de serem ditas. Mostra-nos os fantasmas que dormem à porta da nossa casa, homens e mulheres que se suicidam em vida, os invisíveis que viajam connosco nos autocarros, que estão ao nosso lado no balcão de um café e que passam por nós na rua. Mostra-nos que na realidade estamos todos sozinhos. Que atravessamos a vida com os ombros encolhidos.Recuperados é o espaço onde podemos ouvir as palavras que ficam por dizer. Onde vemos as pessoas que não queremos ver e que nunca querem ser vistas. Pessoas feitas de sombras, leves como o ar, transparentes e reais.


FICHA ARTÍSTICA:
Titulo: Recuperados
Encenação: António Júlio
Assistência de Encenação: Loreto Martínez Troncoso
Dramaturgia: António Júlio, Loreto Martínez Troncoso
Banda Sonora: Miaketak
Cenografia e figurinos: Rute Moreda
Desenho de Luz: José Nuno Lima
Textos: António Silva, Cristina Teiga, Daniel Viana, Eduarda Mano, Helena Marinho, Milene Silva, Miguel Lemos, Nuno Matos
Interpretação: António Silva, Daniel Viana, Eduarda Mano, Helena Marinho, Milene Silva, Miguel Lemos, Nuno Matos
Operação de Luz: Silvana Alves
Montagem de Luz: Eduardo Abdala
Direcção Técnica: Manuel Pereira
Produção: Gonçalo Gregório, Joana Martinho
Design Gráfico: Emanuel Santos