kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quinta-feira, janeiro 15, 2009

AH BOM...

D. José Policarpo, cardeal patriarca de Lisboa, é uma besta. Não há como dizê-lo de outra forma, nem existem quaisquer hipóteses de aliviar, aligeirar ou sequer justificar o que disse no Casino da Figueira da Foz - o próprio facto de um clérigo participar numa tertúlia num antro de jogo, é algo indiscutivelmente irónico. Afirmar assim sem mais nem menos que casar com muçulmanos é meter-se num "monte de sarilhos tão grande que nem Alá sabe onde acaba", não só é provavelmente uma das coisas mais graves que se disse dos islâmicos nos últimos tempos, como também um caso sério de blasfémia. Esperava-se que um cardeal percebesse dessas coisas...

Provavelmente o Policarpo devia saber que o ano passado morreram em Portugal 40 mulheres vítimas de violência doméstica, e que de há oito anos para cá, registaram-se no nosso país 132 mil queixas de agressões levadas a cabo pelos estimados esposos. Segundo gente com responsabilidade no assunto, este número representa aproximadamente 30% da realidade nacional. Sinceramente, gostava de saber quantos destes casos envolveram maridos muçulmanos.
O islão é de facto uma sociedade machista? Talvez, não o consigo contrariar. Mas e Portugal não o é? Quantos casos de violência foram já observados em casais de adolescentes? Quantos putos de 15, 16 e 17 anos não demonstram já o machismo típico de uma época que já todos pensavam ter acabado?

Afirmar o que o Policarpo afirmou, especialmente numa altura em que a Palestina está novamente envolvida numa guerra, é contribuir directamente para o agravamento da imagem do muçulmano na sociedade ocidental. Israel agradece, ó Policarpo.