kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sexta-feira, agosto 08, 2008

ADMIRÁVEL MUNDO NOVO

Agora também vamos poder ter imagens destas naqueles programas espectaculares que nos enchem os olhinhos com perseguições de automóvel, tiroteios incríveis, cenas de pancadaria e um infindável número de situações entre polícias e ladrões. Até ontem, só as podíamos ver vindas dos EUA, agora demos início à nossa própria produção. E fizemos a coisa bem feitinha, ainda por cima. Só ficámos atrás dos brasileiros no que a esta matéria diz respeito, porque no Brasil o segundo homem a entrar logo a seguir ao primeiro policial seria um operador de câmara. Assim sim, assim o espectáculo seria perfeito.

A falar a sério, e para responder a várias pessoas que já me fizeram a mesma pergunta, posso dizer que é terrivel que tenha morrido uma pessoa no desenrolar da acção policial que terminou com um sequestro de mais de oito horas. No entanto, não acredito que um agente da polícia envolvido numa situação destas se possa dar ao luxo de acreditar que as ameaças dos sequestradores não sejam mais do que um eficaz bluff. Nesse sentido, considero que o que a polícia fez ontem à noite à porta de uma dependência do BES acaba por ser um mal necessário. Por muito chocante que isto possa soar.

Como chocante foi (mais uma vez) o comportamento dos canais televisivos - SIC e TVI, diga-se - que cobriram o desenrolar dos acontecimentos. A SIC, durante o seu jornal em horário nobre, mantinha uma pequena janela no canto inferior direito do ecrã, onde podíamos acompanhar o que se ia passando no local. O mesmo é dizer, absolutamente nada. Câmara fixa, imagem pouco esclarecedora, e agentes do corpo de intervenção da PSP estáticos. Mais nada. E o melhor ainda estava para vir. A última meia hora deste triste episódio foi acompanhada em directo pelos dois canais concorrentes, e foi lindo ouvir a conversa fiada que pivot e repórteres tiveram de inventar pura e simplesmente para encher um enorme chouriço de 30 minutos. Frases ridículas, desprovidas de qualquer interesse, que não adiantavam nada ao que se estava a passar, mas que em contrapartida divertiam quem em casa tentava perceber até onde aquela palhaçada televisiva ia chegar. Ao ponto de um dos envolvidos na transmissão - já não sei se da SIC ou da TVI - ter afirmado não se saber porque estavam aqueles homens a roubar o banco...

Após a trágica conclusão, a coisa ainda conseguiu melhorar, já que enquanto a TVI afirmava que ambos os assaltantes tinham sido abatidos, a SIC continuava a dizer que a PSP ainda não tinha conseguido evacuar os dois homens e que estes, provavelmente, estariam feridos. E depois, mais frases brilhantes, como uma da jornalista da SIC que achou importante comunicar ao país que dois elementos dos GOE tinham vindo ao carro buscar um saco e que ela não conseguia descortinar o que continha esse saco.

Tanto aparato, tanto comentário imberbe e insoso, e no fim a única
imagem realmente esclarecedora do que se passou ontem à noite, foi recolhida pelo telemóvel de um transeunte que estava ali perto a ver como as coisas corriam, o que de certa forma vem provar que cada vez mais os verdadeiros furos jornalísticos estão ao alcance do povo, e não da máquina da imprensa.

Conclusão: continuamos a ser os parolos deslumbrados com tudo o que é novidade, mas sem saberem muito bem o que lhe fazerem assim que lhes surge à frente. A única excepção neste particular são os extra-terrestres; no dia em que decidirem finalmente visitarem a terra, é bom que optem por este cantinho à beira mar plantado. É que ninguém recebe as visitas tão bem como nós.