kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

terça-feira, dezembro 11, 2007

CHIÇA!!!

E que não restem dúvidas, Shoot'em Up é o filme com mais balas per capita que já vi em toda a minha vida. Gostava mesmo de saber quantos tiros foram disparados em pouco mais de hora e meia de acção descontrolada, desgovernada e completamente alucinada. Shoot'em Up é puro cinema-desbunda, uma banda desenhada como já ninguém faz bandas desenhadas. Não faz refens, não pede licença, e entra literalmente a matar. Entre e sai, porque começa com uma sequência de tiroteio e mortandade que faria o diabo corar, e termina da mesmíssima forma, como se nada se tivesse passado entre o primeiro segundo de pelicula, e o trailer final, a não ser tiros, explosões, perseguições de automóvel, pancadaria de criar bicho e cadáveres, muitos cadáveres. Mas... enfim, o que se passa em Shoot'em Up é mesmo isso, sem tirar nem pôr.
O realizador, o nem por isso famoso Michael Davis, esteve-se nas tintas para o establishment e decidiu criar um objecto de puro entretenimento que não pretende ser mais do que isso mesmo: pura diversão, não abdicando, no entanto, de um elenco engraçadinho, encabeçado por Clive Owen - no papel de um vagabundo/agente secreto/assassino profissional com o pior feitio de que há registo na história do cinema, e absolutamente adorável por isso mesmo -, Paul Giamatti - o vilão de serviço e nem por isso menos irresistivel, e a mostrar mais uma vez que é um dos mais versáteis actores da actualidade - e Monica Belucci a armar à vamp, ou seja, a fazer o papel do costume.
O filme tem diálogos do caraças, e mete Die Hard e outros sucedâneos bem no fundo daquele bolsinho que temos nas calças onde só cabem moedas e que nunca é utilizado. Assim mesmo. De uma assentada só faz renascer o cinema de acção de uma certa mordomia chata e sistematizada em que se vinha instalando, e lança aquela que bem podia ser uma das mais importantes personagens «action hero» do século XXI: Mr. Smith
Em suma, DO CA-RA-ÇAS!!!