kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

terça-feira, março 06, 2007

A Traição É Uma Forma De Expressão

E até já houve quem tivesse concordado comigo, no outro post-teaser que dediquei a este tema.
Tenho ouvido tanta gente falar e discorrer acerca da traição que resolvi pensar um bocadinho nela.

Já traí e fui traido e naturalmente sei bem ao que sabem ambas as situações.
Sei também - não só, mas também pelas opiniões dos outros - que existem diversas formas de traição e a variadíssimos níveis. Vou-me debruçar sobre a única forma de traição que conheço bem. A amorosa (palavra mais ridícula, certo?). As outras, felizmente nunca me fizeram dano e nem tão pouco terei feito uso delas. Felizmente.

Bem, segundo o que tenho ouvido, existem tantas formas de trair alguém numa relação (lá está, amorosa), que já se devia ter criado um livro de receitas em torno desta tão secular forma de expressão.
Temos, portanto:
a traição que nasce no cérebro e que nos faz pensar numa determinada pessoa de uma forma mais atrevida. Pensar nela e imaginar fazer-lhe coisas menos católicas.
A traição vinda directa do coração, e possivelmente aquela que mais nos abanana e baralha.
Existe também a traição do que se diz a determinada pessoa e que, supostamente, estaria guardado para o namorado/a, amigo/a colorido/a, mulher ou marido. Nos dias que correm, e graças ao evoluir dos meios de comunicação - leia-se messenger, Gmail, mensagens de telemóvel e outros de que não me lembro -, esta última forma de traição conquistou um lugar muito especial no pódium das diversas formas de dar uma bela facadinha. É quase ingénua, não suja nada e nem deixa marcas. Se se for cuidadoso, claro. Mas magoa na mesma. E de que maneira...
Imaginem-se na pele de quem descobre algo, normalmente só seu, ser dedicado a outra pessoa. Pensem naquelas coisas mais preciosas que ficam sempre guardadas num cantinho especial de uma relação - aquelas que queremos sempre acreditar que nunca tinham sido ditas a mais ninguém -, e imaginem ao que sabe descobrir que essas mesmas palavras são usadas em jogos e brincadeiras, mais ou menos inocentes, com outra pessoa. Outra que não vocês. Só pode doer, não é?
Eu sei disso. Dói.

E é por isso mesmo - ou também por isso - que a traição é uma forma de expressão. Gostamos de evidenciar esse lado escondido de quem diz, faz ou pensa de uma forma «ilegal». Neste caso, «ilegalmente» sexual. Mesmo que não tiremos nenhum pedaço a ninguém. A idéia de criarmos esta imagem infantil; de criarmos uma personagem que só existe numa mensagem de telemóvel - mas que na verdade existe bem dentro de nós; esta idéia excita-nos a imaginação e mantém-nos vivos. Mantém o sangue a borbulhar, e todos gostamos dessa sensação, mesmo que a consigamos dominar.
Mas dói à brava.
E entristece. E cria a certeza de que algo de muito mau poderá estar para acontecer.

4 Comments:

  • At 13:04, Blogger baba said…

    E mostrar fotos de mamas ao colega do lado...huummm...e receber duas vezes SMSs em branco..hhunmmmm

    : )

     
  • At 13:21, Blogger karmatoon said…

    É engraçado, aqui há uns (poucos) meses este comentário nem sequer existiria...

    Mas sim, parece-me que esse exemplo entra directamente para a categoria "sim-senhora-as-mamas-são-tuas-mas..."

    Quanto às mensagens em branco, acho que vais ficar desiludida.

     
  • At 14:23, Blogger baba said…

    São minhas e bem bonitinhas. Só se estás a falar de direitos de fotografia. Pq sempre me ensinaram que o que é bonito tem que se mostrar antes que envelheça : )

     
  • At 17:17, Blogger karmatoon said…

    Não me tinha ocorrido essa dos direitos de imagem - que só me dão para rir -, mas de estares à vontade para fazer aqui certos e determinados comentários. Mudam-se os tempos e ainda bem.

     

Enviar um comentário

<< Home