kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sexta-feira, maio 19, 2006

Edward Hopper - 1882-1967

É o meu pintor favorito.
Não, não é dos mais famosos, mas o retrato que fez da América e dos americanos sempre me fascinou. Partilhou esta vontade de nos mostrar como os americanos viviam com o seu contemporâneo Norman Rockwell (outros dos meu ídolos, e de quem falarei num post futuro).
Esta obra aqui no topo, Nighthawks, foi uma clara influência para Tom Waits, quando compôs
Nighthawks At Dinner Time . Waits ele também um «estudioso» do american way of life.


Podia perder-me aqui naquleas considerações tipicas dos criticos de arte. Gosto da maneira como ele usas as cores. Aprecio imenso os enquadramenteos, os efeitos de luz e blah, blah, blah...
Mas não. Acredito que estas coisas não se explicam. Sinto que gosto do seu trabalho e isso para mim é mais do que suficiente. Sinto-o sempre que olho para uma tela sua. E sempre fui apreciador desta fase da história da América. Das roupas, dos carros, dos dinners como o que está retratado ali em cima, da música, enfim, o imaginário criado por tantos anos de cinema para isso contribuiu.
E Edward Hopper...


Sempre aguardei ansiosamente que algum dos nossos ilustres museus me desse a oportunidade de assistir a uma exposição da sua obra, vasta e tão importante...
Mas sei ser bastante difícil reunir as suas telas, já que estão espalhadas por inúmeras colecções particulares, o que que torna o trabalho de qualquer museu um verdadeiro inferno burocrático.
Resta-me continuar a comprar os calendários, posters e postais da Taschen, e forrar o tecto do meu quarto com uma réplica gigantesca do Nighthawks. Quem sabe, não me inspira a fazer qualquer coisa que fique para a história?




2 Comments:

  • At 11:06, Blogger Supirinha Amarela said…

    muito bonito!

     
  • At 15:54, Blogger Carlos said…

    O que só confirma que tens bom gosto...
    Por isso, toma lá pra ti:
    http://falcon.tamucc.edu/~dblanke/images/Simpson's%20Hopper.jpg

     

Enviar um comentário

<< Home