kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quinta-feira, dezembro 22, 2005

A BD do ano...




...mas nem é bem uma BD. É, como diz o subtítulo, um livro de "pequenos versos para meninos travessos". No entanto, e apesar de considerar a tradução deste livro uma pérola por si só, prefiro o subtítulo original., "Children's tales for disturbed children", já que reflecte de uma forma mais exacta o nível de insanidade de que estamos aqui a falar.

O seu autor, Roman Dirge, tornou-se uma estrela da BD americana com a sua mini-série "Lenore", apreciada um pouco por todo o mundo pelos BD-freaks... como eu...

A obra de Roman é abertamente influenciada pela de Edgar Allan Poe, sendo inclusive Lenore o nome de uma personagem do poema mais famoso de Poe, "The Raven". Neste novo livro, o autor inclui mesmo uma pequena ode ao seu mestre no poema "Eddie Poe".
Ou seja, o que é que temos aqui? Simples. Um livro de versos perfeitamente negros, negríssimos, mas polvilhados de ironia, sarcasmo e de um bom humor tão contagiante que ainda não me parei realmente de rir. Tudo isto, ilustrado pelo traço tão característico de Roman Dirge, tipicamente underground, tipicamente americano, consequentemente irresistível.

Senão vejamos uma pequena amostra do que por aqui se esconde:


"A pequena Lisa Fazmentumescer

A pequena Lisa Fazmentumescer
era a minha melhor amiga, sem engano.
Até que um dia, sem nada dizer,
resoluta, meteu-se adentro o Oceano.

Ao princípio, pensei estar a brincar.
Desse dia, sem dúvida a melhor piada.
Mas a piada acabou por azedar
quando a maré a arrastou afogada."

Ou:

"A família esquisitóide

É óbvio que numa família esquisitóide
também a progenitura será debilóide."

Descubram esta pequena jóia, façam-vos esse favor. Vão ver que funciona às mil maravilhas como remédio para todos os males de espirito... ou como calço para uma mesa de natal defeituosa.