kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sexta-feira, setembro 02, 2005

Bareceloonaaaaa

Barcelona in deed !!!! Que grande e maravilhosa cidade, meus amigos. Já lá tinha estado, mas não o tempo suficiente para a apreciar devidamente. Uma metrópole que imediatamente nos faz sentir em casa. Sem súvida alguma uma das cidades europeias com a arquitectura mais bonita e bem cuidada, em que todas varandas são um jardim e/ou uma obra de arte. A cidade mais friendly que já tive a oportunidade de conhecer. Gay-friendly, freedom-of-speech-friendly, race-friendly, enfim, uma cidade em que a maioria dos preconceitos que dificultam a vida de muita gente... «diferente», já não se fazem sentir. Exemplo disso mesmo, a forma como a comunidade gay se integrou tão pacificamente numa das zonas mais antigas da cidade; zona essa habitada por pessoas antigas e de antigamente, com outras mentalidades e que, à partida, não veriam com bons olhos coisas como casais homessexuais passeando o fiho adoptado pelas ruas do bairro gótico. Uma cidade em que o protesto está sempre na boca dos seus moradores. Protesto contra o Bush, protesto contra a guerra, protesto contra o ruído nas ruas à noite, protesto contra a globalização. Sempre presentes em cartazes nas ruas, em autocolantes nos vidros dos carros, em pins nos casacos dos transeuntes. Uma cidade activa e activista, apaixonada e apaixonante. Estou apaixonado por Barcelona.

No entanto, tantos dias em Barcelona serviram também para perceber que, apesar de tanta beleza, apesar de tantos motivos de interesse, Barcelona padece de uma doença que, por ser precisamente em Barcelona, soa ainda mais estranha: a decadência. Uma coisa é achar piada aos bairros mais antigos da cidade, com os seus becos e vielas, o seu modo de vida boémio, as tribos que por lá passam e lhes dão cor. Outra coisa bem diferente é o lixo constantemente na rua, o cheiro a esgoto permanentemente no ar, os prédios abandonados e em muito mau estado, as centenas e centenas de fantasmas que dormem nas escadas do Palácio dos Correios, dentro dos bancos - sim, mesmo ao lado dos mutlibancos - nas paragens do Bus, nos passeios. Os supermercados indianos, em que tudo sofre uma inflação de 1253%, a aparente falta de policiamento nas ruas, mesmo nas mais complicadas. E isto tudo no coração da cidade; o centro nevrálgico que faz pulsar Barcelona e onde todos os que vêm de fora vão parar, mesmo sem se darem conta.
Saindo «dessa» Barcelona, tudo muda. A «outra» Barcelona é glamorosa, vasta, limpa e luminosa. Menos interessante, mas mais... «normal»(?).

Não entendo a aparente falta de interesse, por parte dos responsáveis governamentais, em mudar um sem número de coisas de modo a tornar Barcelona numa cidade perfeita. E digo-o sem qualquer dúvida, mesmo sabendo que é um conceito utópico. Qualquer cidade com aquela densidade populacional sofreria sempre dos mesmos problemas. É practicamente impossivel a idéia de uma cidade perfeita. No entanto, existem sempre medidas que podem ser tomadas para atenuar esses mesmos problemas, tornando-os menos evidentes.
Mas acreditem quando vos digo que mesmo com todos esses males, é para lá que me vou mudar quando formos invadidos pelos espanhois.
E o Freddy Mercury lá tinha a sua razão...

(Em breve poderão ver aqui algumas das fotos que tirei em Barcelona. Muito em breve.)

1 Comments:

  • At 14:47, Blogger Carla Yu said…

    Já passei uma semana em Barcelona em 1998 e também fiquei completamente apaixonada.
    Espero que tenhas tido um bom regresso e que esteja tudo bem contigo.
    Um dia a gente vê-se.
    Beijos grandes

     

Enviar um comentário

<< Home