kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

terça-feira, abril 12, 2011

PORTUGAL TEM PESSOAS QUE FAZEM CENAS...

O programa Portugal tem Talento é o flop da SIC do ano. Por muito que o canal de Carnaxide se esforce, será difícil conseguir produzir um objecto pior do que este, onde nada, mas mesmo nada, é bom.

Ironicamente, o produto televisivo é produzido, realizado e apresentado por pessoas sem talento. O que não fica nada bem, diga-se. O espectáculo é mal realizado, desorganizado, tecnicamente mal preparado - há sempre alguma coisa a correr mal, ou o som, ou as luzes ou algo relacionado com o número do desgraçado com talento - e obviamente feito à pressa, sem um planeamento eficaz. Os apresentadores - considerando que os jurados fazem parte da apresentação - são tão fraquinhos que custa a crer.

Em relação ao júri, o que se pode concluir é que a SIC foi buscar a segunda linha, o plano B, o refugo. Não há La Féria? Convida-se o Ricardo Pais, que ninguém conhece- Não temos o Ricardo Araújo Pereira? Traz-se o outro, o mais gordo, como é que ele se chama? E mais? Temos aqui na casa uma sujeita moderadamente simpática e com ar de tontinha. Serve perfeitamente.

Bárbara Guimarães, essa, passa o tempo todo em overacting. Sempre demasiado excitada com tudo, como um puto de seis anos pela primeira vez no zoo; sempre trapalhona, mete as mãos pelos pés, inventa português, engana-se no nome das pessoas e esquece-se do que tem para dizer. Nunca se esquece, no entanto, de contribuir à força toda para o enterro de um programa que podia ser um sucesso.

E não o é, não por culpa da Guimarães, ou por causa do júri, triste figura televisiva, ou mesmo por causa de um realizador que, ou não sabe o que está a fazer, ou preferia estar a realizar jogos de futebol. O programa é um flop porque, ao contrário de todos os países que decidiram avançar com uma versão do franchise, ninguém foi capaz de encontrar uma alminha tuga verdadeiramente com talento.

Sim, há pessoas que sabem fazer... coisas, mas não passa disso. Coisas, tipo, "olhem para mim, consigo tocar com a ponta da língua no nariz". Ou, "vejam, já sei escrever". Sinceramente, não chega sequer para despertar a atenção e aposto que também não chega para fazer frente ao portugal dos pequeninos cantores que passa à mesma hora na TVI.