kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

terça-feira, março 08, 2011

AI QUEREM FAZER UMA REVOLUÇÃO?


Há algo de muito errado numa manifestação popular que necessita de cinco ou seis semanas de preparação. Há algo ainda mais errado numa manifestação popular que não resiste a ser publicitada em órgãos de comunicação e redes sociais. Só posso concluir que tanto show off é um sinal evidente da falta de experiência que os portugueses têm nestas coisas das manifestações e revoluções mais ou menos a sério.
Invariavelmente - e espero estar muito enganado - acredito sempre muito pouco nestas movimentações do povo descontente. Desde logo porque não acredito no povo português. Na minha opinião, poderemos ter milhares de pessoas nas ruas, no próximo dia 12, que isso só significa que teremos milhares de pessoas a puxar, cada uma, para o seu lado. Ou seja, teremos milhares de portugueses na rua, sim senhor, mas cada um com a sua sardinha.
Querem fazer uma revolução a sério? Querem mesmo fazer alguma coisa que resulte?
Façam greves de consumo. Três dias sem consumir combustíveis, por exemplo. Outros tantos dias a viverem com o mínimo de bens alimentares. Retirem todo o dinheiro dos bancos durante uma semana e vejam os senhores banqueiros a dar com a cabeça na parede. Quebrem esta barreira invisível que garante a distância de segurança entre povo e políticos. Sigam-nos, interrompam os seus jantares de família, comprem bilhetes para o mesmo filme, interfiram na sua vida social. Invadam a Assembleia da República. Sim, invadam-na, ocupem-na, façam como o Abrunhosa e acorrentem-se aos seus portões.
Quando os portugueses estiverem realmente disponíveis para acções populares a sério, verdadeiramente concertadas, pode ser que se consigam alguns resultados. Enquanto isso, manifestações como a do dia 12 servem essencialmente para conseguir boas fotografias.
Mas volto a dizer: espero estar completamente enganado.

1 Comments:

  • At 15:54, Anonymous elena sines said…

    boa Nuno!Essa sim, seria uma manif a sério e com consequências imediatas!

     

Enviar um comentário

<< Home