kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

FANTAS 2011


Pode um festival de cinema sobreviver à pirataria? Esta parece ser a pergunta a que o Fantasporto terá de responder este ano. Uma rápida olhadela ao cartaz da presente edição, permite perceber que quase todos os filmes a concurso (e não só) estão já disponíveis para download em inúmeros sites de partilha ilegal. Uma das razões parece ser o facto de algumas destas obras datarem de 2009, facto que não se explica facilmente e que parece reflectir a já clássica subserviência do certame a certas cinematografias - e algumas distribuidoras.

De resto nada de novo ou verdadeiramente entusiasmante. Lá teremos a Coreia do Sul e o Japão, a omnipresente Espanha e uma ou outra obra de países cinematograficamente mais «raros» por estas bandas lusas. A abrir e fechar o festival, filmes que devem estrear comercialmente em uma ou duas semanas e que vêm com o cunho de blockbusters de Inverno. Nada de novo, aqui também.

Contra a evidente falta de criatividade do Fantas, as esperanças viram-se para alguns filmes que se mostram minimamente interessantes. As dúvidas serão tiradas dentro de poucos dias, aqui e num outro blog a anunciar brevemente.

Entretanto, aqui ficam algumas dessas dúvidas:

De Luc Besson, o único europeu que consegue rivalizar com os blockbusters esgroviados e eexcessivos dos americanos...



Do sempre bom cinema nórdico...


Da Sérvia, o suposto filme-choque do ano...


Segundo a nunca de fiar sinopse escrita pelos do festival, este é o melhor filme esloveno do ano...


E mais estes...








E mais este, que sendo da Argentina, tem meio caminho garantido para a qualidade...


E este, de que já falei aqui há uns bons meses, e que pode muito bem vencer o festival...


E estes, para acabar...