kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

terça-feira, dezembro 16, 2008

The Wrestler

O filme já vem carimbado com o Leão de Ouro do festival de cinema de Veneza, coisa surpreendente, de facto, mas apenas para quem não conhece a carreira do realizador, Darren Aronofsky. Para além disso, e de todo um estilo de cinema independente americano - já um género cinematográfico por mérito próprio - o filme parece ser o segundo passo para o renascimento de um actor que teve muito mais para dar e que, sabe-se lá bem porquê, se passou do juízo e enveredou por outro caminho bem diferente, Mickey Rourke. O primeiro passo, o regresso propriamente dito, foi em "Sin City", em que quase roubava o filme com um magnífico Marv, personagem (propositadamente?) quase autobiográfica. Fez alguns filmes menores e de pouca visibilidade e agora dá nas vistas com uma interpretação que impressionou quem viu o filme em Veneza e, aparentemente, os responsáveis pelos Globos de Ouro, que o nomearam para melhor actor num drama.
Ou seja, a nomeação para o Oscar ja não lhe deve escapar. Resta saber se a Academia vai considerar o papel de Heath Ledger como Joker merecedor da nomeação para actor principal para termos uma das lutas mais renhidas e interessantes dos últimos anos.
Última palavrinha para a actriz que contracena com Rourke neste "The Wrestler", Marisa Tomei, e de queml já falei aqui um par de vezes. Por motivos diferentes dos do colega rebelde, também a carreira de Marisa não teve o caminho que merecia. É, ainda hoje, uma das melhores da sua geração, e já era tempo de repetir o Oscar que conquistou em 1992 no filme "My Cousin Vinny".




Etiquetas: