kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sábado, novembro 22, 2008

MAIS NOVIDADES (PARA MIM, CLARO)




Sempre fui da opinião que todos os actores podem ser bons actores, desde que tenham todas as condições para isso, obviamente. Um realizador que saiba retirar deles o seu melhor, um projecto interessante e diferente daquilo a que estão habituados e, muitas das vezes, que lhes dê a possibilidade de gozarem consigo próprios - a única excepção continua a ser, claro, Christopher Lambert, que nunca na vida será capaz de fazer uma coisinha minimamente jeitosa.
O filme que se segue, apesar de tudo, apanhou-me desprevenido, e precisamente porque é sobre e com um actor que eu nunca, nem nos meus mais loucos delirios, acreditaria ser capaz de ter em si uma poeirinha de qualidade: Jean Claude Van Damme. Não deixem que o nome vos faça desistir deste post, acreditem. O projecto em causa "JCVD", parece interessante o suficiente para o ver estreado nas nossas salas. No entanto, parece também um daqueles filmes que por cá está destinado às prateleiras dos clubes de vídeo, não só porque tem como estrela principal o tijolo Van Damme - que já há muito perdeu os fãs que o seguiam religiosamente - como também porque não é de todo um filme feito a pensar na legião de fanáticos da pancadaria de criar bicho. "JCVD" é uma comédia - leram bem - que de entretem a gozar indecentemente com a imagem pública do actor belga; goza com a sua carreira feita à custa da distribuição gratuita de murro e pontapé, mas acima de tudo goza também com a mais recente imagem decadente e embaraçosa que Van Damme conquistou. A falta de dinheiro, o peso da idade e as depressões constantes em que o rapaz tem mergulhado são a matéria de fundo de um filme bastante diferente do habitual e que devia ser encarado de uma forma séria mas descomplexada, e absolutamente isenta de preconceitos.
Vejam as imagens e retirem as vossas conclusões.





O segundo filme já anda por aí a deixar muita gente curiosa há alguns meses, altura em que foi lançado o seu muito pouco explícito teaser. "Star Trek" está por aí a rebentar e vem assinado por um nome que acarreta consigo a certeza da inovação e do saber arriscar; da noção exacta do cinema-espectáculo sem cair no ridículo à Jerry Bruckheimer. Realizado por J. J. Abrams - produtor entre outras coisas de séries como "Lost" e "Alias", e pelo filme "Cloverfield" - o filme que recupera uma das mais famosas sagas da televisão e do cinema promete quebrar com o que se tinha feito agora e transportar o conceito para uma outra dimensão de entretenimento. Ainda bem porque as aventuras de Kirk, Spock e amigos já começavam a cheirar a mofo.