kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

terça-feira, outubro 14, 2008

"If your pictures aren't good enough, you aren't close enough."



É um ídolo absoluto, e para mim uma enorme fonte de admiração e inspiração. Robert Capa - nascido Endre Ernő Friedmann, em Budapeste - foi indiscutivelmente o melhor fotógrafo de guerra de sempre, e o homem que haveria de mudar o conceito do fotojornalismo, ao fundar a agência Magnum.

Capa fez questão de assumir a frase que dá título a este texto, e esteve sempre mais perto dos acontecimentos do que qualquer outro fotógrafo. O melhor exemplo disso são as fotografias que tirou ao lado dos soldados americanos que desembarcaram na famosa Omaha Beach, no dia D. Para aqueles que viram a terrível sequência do filme de Spielberg, "Saving Private Ryan", não deverá ser difícil imaginar o perigo que Capa correu para retratar um dos acontecimentos mais importantes da história da humanidade. O homem foi literalmente chutado da barcaça onde viajava e nadou até à praia por entre balas alemãs. Nunca soube explicar como sobreviveu. Sabe que não esteve mais do que alguns minutos naquela praia, mas que tudo lhe pareceu uma eternidade. As fotos que tirou, e que um ansioso técnico de laboratório, curioso por as ver, estragou - o processo de secagem foi demasiado rápido e quase todas derreteram -, são, ainda hoje, o retrato mais fiel do que ali se passou. As dez imagens sobreviventes, desfocadas, tremidas e baças pelo acidente, são impressonantes, e humanizam um episódio da história que é demasiadas vezes encenado e tornado artificial.
Robert Capa morreu na Indochina, quando, mantendo-se fiel à sua máxima de vida, pisou uma mina francesa. Quando foi encontrado, tinha ainda a máquina fotográfica nas mãos.