kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sexta-feira, novembro 23, 2007

MAS PORQUE É QUE NÃO SE CALAM OS DOIS!?



Como alguém disse, "o rei mandou calar o bobo, porque o bobo, ao contrário do que fazia antigamente, agora fala muito, não para mostrar, mas para esconder".


Para mim, o que o rei espanhol fez, ao mandar calar Hugo Chávez, foi o que já muitos tiveram vontade de fazer e nunca conseguiram.
E começa exactamente por aqui a lista de semelhanças entre Hugo Chávez e
Alberto João Jardim.
Ambos falam demasiado e demasiadamente alto.
Ambos são gordos e muitíssimo feios.



Ambos criticam o imperialismo, mas ambos partilham o mesmo desejo imperialista de se manterem no poder pelo máximo número de anos e, se possível, aniquilando de forma arrasadora, com qualquer tipo de concorrência.
Ambos defendem o seu povo contra tudo e contra todos, nomeadamente dos... como é que eles lhes chamam? Bem, à falta de melhor, acho que "fantasmas inimigos da democracia" serve muito bem.
Ambos incutem, naqueles que os ouvem horas a fio, naquele tom beligerantemente alto e irritante, o mesmo desejo incontrolável de os mandar calar - sorte do rei de Espanha, que não tem por lá nenhum Alberto Juan Jardines.
No entanto, e por razões diversas, o presidente tirano da Venezuela leva considerável vantagem sobre Jardim.
Enquanto na Venezuela há petróleo, na Madeira não há mais do que cachos e cachos de bananas. Chávez apercebeu-se disso, e usa o ouro negro como nunca nenhum outro lider de um país o fez. Usa-o como forma de chantagem, prémio ou castigo; usa-o para determinar quem é amiguinho e pode brincar com ele, e quem não é amiguinho e, como tal, não pode ir à sua festinha de aniversário. Não imaginam Jardim a fazer o mesmo com bananas, pois não?
Chávez já conseguiu controlar e dominar os meios de comunicação do seu país, chegando mesmo a obrigar todos os canais de televisão a emitirem os seus longos e chatos discursos a à nação. Aberto João, mesmo vestido de travesti no carnaval do Funchal, não consegue sequer dez minutos da atenção dos media lá da ilha.
Chávez já conseguiu fazer com que um monarca perdesse as estribeiras, João Jardim só consegue irritar os politicos do continente - que, para além de serem feios, não se vestem tão bem quanto o reizinho.
E agora a sério: chateia-me que alguns grupos da sociedade e da politica elevem uma besta como Chávez ao título de super homem da democracia, só porque este ataca com tudo o que tem e pode, uma outra besta chamada Bush. É perigoso, irreal e ignorante, uma posição dessas. Antes de o elevarem seja ao que for, importa investigar a sua carreira política, e a forma como ela foi conquistada, para tentarem perceber que há certas coisas que, mesmo correctas - ninguém se atreve a negar que o que o homem diz de Bush é a mais pura verdade -, não merecem assim tanta admiração. Basta termos em conta que 60% das exportações da Venezuela têm como destino os EUA, para imediatamente percebermos que Chávez nunca fará mais do que este fogo de artifício de fanfarronice que é o seu circo itinerário; um bluff mal disfarçado e que só engana quem quer mesmo muito ser enganado.
Agora, que Bush nunca o mandou calar, lá isso não mandou!