kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

segunda-feira, agosto 13, 2007



O fim-de-semana passado no Gerês com os meus putos foi, como já se esperava, fantástico. Por ser no Gerês e por ser com eles. Se bem se lembram dos relatos das férias de verão do ano passado, sabem que considero serem dois óptimos companheiros de viagem. E aqui com um extra: o prazer de ver nas suas caras as expressões de quem descobre o Gerês pela primeira vez.
O Gerês é, sem qualquer dúvida, a zona mais bonita e mágica de Portugal continental – os Açores continuam e continuarão sempre à frente. É um espectáculo de vida e cor,
um deslumbrante cenário natural como só acreditamos existir no cinema. E perceber o encanto deste local em duas pessoas que nunca tinham estado em nenhum outro sítio assim… é nostálgico e contagiante.
Fizemos caminhada, descemos o rio, não pelas margens, mas sim pelo próprio rio e sempre que nos era
permitido «andar em cima» dele – como podem ver nas fotos -, tomámos banho em piscinas naturais, com direito a cascatas e tudo, vimos a vida do Gerês ao vivo e a cores em cobras, sapos, cavalos, lagartos, peixes, borboletas de todas as cores e feitios, libélulas e um sem número de outros insectos de quem nem sei o nome. No Gerês percebe-se perfeitamente a necessidade de o preservar acima de qualquer coisa, e de preservar outros locais idênticos. Tudo o resto está cinzento de betão, alcatrão e fumo, e lugares assim, em Portugal, começam a escassear.
Para mim, representa um refúgio de há longos anos, e um local de onde nunca trouxe uma má memória. São todas muito boas, especialmente uma. Uma que é também uma das minhas memórias mais deliciosas e que guardo para sempre no coração.
Quanto a eles, ficaram fãs e já prometeram voltar lá o mais cedo que lhes for possível. Espero que sim.
As fotos falam bem melhor do que eu.