kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

segunda-feira, novembro 27, 2006

Música para gente sentada (ou, de acordo com a opinião Barbaramente credível, «para gente que anda de cá para lá») - Conclusão




Comecemos pelo final, que deveria ter sido ao som de Emiliana Torrini - ou Torrana, como ouvi alguém dizer - e não foi, aparentemente por motivo de saúde...
Como a menina resolveu não aparecer, o último nome a subir ao palco no último dos dois dias do festival foi o dos Sparklehorse... E como é que eu poderei dizer isto de uma forma elegante? Deram-me seca. Pronto já está! Os Sparklehorse, de quem eu conhecia muito pouco e até gostava deram-me uma tremenda seca. Nunca consegui entrar na sua onda obssessiva-compulsiva-repetitiva-chata, e sinceramente não apreciei a mistura Smashing Pumpkins meets Billie Ray Cirus. De facto psicadelismo country não era bem o que me estava a apetecer naquela noite, lamento. As músicas até começavam muito bem, harmoniosas e de melodia bonita e singela, mas descambavam sempre na mesma falta de idéias, resolvida sempre com uma guitarrada rasgada e desesperada. O público estava lá todo por eles, mas eu sinceramente não fiquei nada fã. Bem talvez do baterista, fantástico, já agora.


Antes...
E admito, sou muito suspeito no que a este senhor diz respeito, mas a verdade é que voltei a render-me aos encantos do rapaz Ed. Ed Harcourt. E é verdade também, o inglês começou frio e distante, um pouco à imagem do público que, como já disse, estava lá para ver os Sparklehorse. Aos poucos foi ganhando confiança e adquirindo o calor com que nos tinha presenteado no seu concerto na sala do Batalha. Roçou o brilhante e teve um momento de tirar o fôlego com a sequência Until tomorrow then/Black Dress/Trapdoor. No final o público estava rendido e pelo menos conseguiu conquistar mais um fã, neste caso a minha companhia, que já conhecia alguns dos temas e que se encantou pela atitude e postura em palco do cantautor britânico.
Mais uma vez, não foi tão bom quanto o concerto do Batalha, mas a qualidade das suas canções vence qualquer menor inspiração.

Quanto aos restantes concertos, os de quinta feira, poderão ficar a saber tudo e mais alguma coisa nos blogs Campainha Eléctrica e Hug The DJ. Aliás, nos próximos dias, espreitem-nos que vão ter uma, ou várias, boas supresas.