kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sexta-feira, novembro 24, 2006

Eu sei, rapazes, queriam levar uma destas para casa...


Regressando aos meus ídolos absolutos da BD e ilustração...

E surge Simon Bisley, um dos ilustradores responsáveis por uma das maiores dores que tive no maxilar e não pelas razões mais ou menos fisicas que vos podem estar a ocorrer neste momento. A primeira vez que deitei estes olhinhos numa imagem da sua autoria fiquei tão basbaque que não consegui fechar a boca por algumas horas - o que me causou a tal dor e fez com que, por não a conseguir fechar, me babasse proficuamente e desidratasse.

Bisley será porventura o pai da BD-Rock. Porventura porque é um conceito não reconhecido oficial. Maa a verdade é que o estilo que o homem sempre impôs no seu trabalho granjeou-lhe esse estatuto, ao mesmo tempo que criava fãs um pouco por toda a parte, nomeadamente no mundo do Heavy-Metal e outros sub-géneros da música do demo.
Bisley tornou-se assim responsável pela autoria de inúmeras capas de revistas de música e de discos de algumas bandas da pesada, assim como de videojogos, action-figures, e tudo o que envolvesse minimamente o seu imaginário. Imaginário onde tudo e todos são impossivelmente enormes e deproporcionados. Dragões, monstros de toda a espécie, músculos, especialmente os bícepes, seios voluptuosos e respectivo corpinho a acompanhar, espadas e machados, tudo, tudo no mundo de Bisley é exagerado.
No seu trabalho pode-se perceber alguma influência de universos próximos do de O Senhor Dos Anéis, por exemplo, mas o artista inglês ficou conhecido particularmente por ter reanimado alguns heróis ao mesmo tempo que dava novas roupagens - sempre tétricas, violentas e carregadinhas da mais ácida ironia - a outros, clássicos. Judge Dredd, Lobo, Swamp Thing, Batman vs Judge Dredd, e isto só para citar um milésimo do que este senhor produziu.

Como não consegui editar mais imagens suas neste texto, vou tentar no próximo post, ok?