kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quarta-feira, novembro 29, 2006

Morphine




E agora um momento solene neste blog.
Se os irmãos blogueiros da Campaínha e do Hug The Dj quiserem comparticipar com informação, estejam à vontade.
Já aqui falei de Tom Waits.
Já falei dos Talking Heads.
Acho que só falei dos Doors assim ao de leve, não me lembro, estava muito pedrado.
Já dissequei ao máximo músicas e carreira do Devendra Banhart, dediquei letras suas aqui no blog, etc, etc...
Nunca tinha falado dos Morphine da forma que eles merecem - embora tenha feito um pequenino post acerca deles em 2005, e do qual me envergonho profundamente.

Os Morphine, portanto.

Formada em 1989 pelo baixista Mark Sandman - que, já agora, sempre achei imensamente parecido com o meu André de Lisboa - e pelo saxofonista Dana Colley, a banda de Boston foi, na minha humilde opinião, a mais cool de sempre da história da música. Cool até mais não; cool até à medúla; cool até doer; aliás, «Dr. House» cool!!!

Sandman tinha tocado num projecto de blues-rock alternativo, os Treat Her Right, e Colley com um grupo de jazz, os Three Colors. Convidaram o baterista Jerome Dupree e o resto é história. As influências musicais, tanto de Sandman como de Colley, fizeram-se desde sempre sentir no som dos Morphine. Misturaram jazz com rock com blues com muito tabaco e muito bourbon, tudo polvilhado por um certo espírito beatnick, nomeadamente nas letras das músicas, absolutamente loucas, e serviram tudo com uma energia que dicilmente poderá ser igualada.
Tudo isto condensado num estilo musical que nunca tinha existido e a que o próprio Sandman chamaria de Low Rock.
Por motivo de doença Dupree acabaria por ser substituído por Billy Conway, que se manteve como baterista de serviço até ao trágico fim da banda - mas já lá vou.

A formação dos Morphine era tudo menos... normal. Não tinham guitarras - ou quase nunca terão tido uma guitarra numa das suas gravações - e os seus instrumentos só aparentemente eram convencionais. Colley tocava um saxofone-baixo, da família dos saxofones, provavelmente, o menos usado, mesmo no mundo da música jazz. Não satisfeito, chegava a tocar dois saxofones simultaneamente...
Sandman não fez por menos e inventou um instrumento. Um baixo com duas cordas de baixo e uma de guitarra, tocada sempre em slide. Era a sua inegável imagem de marca.

Em 1993, poucas semanas após uma actuação em Portugal, Mark Sandman viria a sofrer um ataque cardíaco em pleno palco, na cidade de Palestrina, em Itália. Um ataque cardíaco fatal, para ele e para os Morphine, que não podiam continuar vivo sem o seu principal elemento.

Para a história ficam cinco álbuns de estúdio, e algumas outras edições, inclusive uma gravação bootleg de um concerto ao vivo em Detroit e que serve como o perfeito exemplo da qualidade e, especialmente, da energia que o trio depositava em palco.
Mas tudo sempre muito cool, tudo muito low profile, tudo muito low rock.








6 Comments:

  • At 16:41, Blogger ana marta said…

    Peço desculpa pela intromissão, mas queria só fazer um pequeno apontamento. O Mark Sandman morre efectivamente em Itália, mas não em 1993. Vi-os em Coimbra, em Outubro de 98, no último concerto que os Morphine dariam em Portugal. Sandman viria a morrer a 3 de Julho de 99.
    De qualquer modo perdeu-se uma grande voz e uma grande banda que em muito marcou o panorama musical dos 90.

     
  • At 09:25, Blogger karmatoon said…

    Obrigado, Marta.
    O erro aconteceu por infelizmente não dominar toda a informação acerca dos Morphine e ter copiado alguns dados de um outro site. Com tanta data, tanto número, confundi-me todo.
    Mas valeu a pena: ganhei uma nova comentadora.
    Volta sempre!

     
  • At 17:47, Anonymous Anónimo said…

    Peço desculpa por ser tao tardio este comentario, mas pronto mais vale tarde do k nunca :) enfim ja sou fa dos Morphine ha mtoo tmpo,mas n a tmpo sufeciente. Infelizmente nunca os vi ao vivo, e nessa altura em k ele morreu tava eu nos 5ºs anos prai. No entanto para mim o mundo da musica nunca foi a mesma sem o Mark e gosto d saber k ha mais gente em portugal k sente o mesmo.

    "Someday there will be a cure for pain, thats the day ill throw my drugs away"

    *Di

     
  • At 17:13, Anonymous Anónimo said…

    Desculpem lá...mas qualquer da informação está errada.....é verdade que Mark Sandman morre nessa data...mas o último concerto da banda concerteza não foi em 98 nem em Coimbra...foi sim no festival T99 q tinha como cartaz Manowar,Wonderland, Morphine e Anger, etc...na Praça Sony - Expo 98, Lisboa..eu tive lá..e foi o último concerto dado pela banda até ao fim...pois no dia a seguir estavam em itália para outro concerto onde...já se sabe...o que aconteceu!

     
  • At 22:43, Anonymous Anónimo said…

    Bom ate pensei que estava com alzheimer, ao ler o inicio dstes posts. Efectivemente, o ultimo concerto dos morphine em Portugal foi em 98 e 3 dias dps ele morreu em Italia. Rip Marka Sandman, and thanks for all the great music!

     
  • At 22:35, Anonymous Gonçalo said…

    O ultimo concerto dos morphine em Portugal foi dia 1 de julho de 99, eu estive la e nesse dia tocaram os Wonderland, blasted mechanism, morphine e paradise lost ... 2 dias dp morreu! Ainda tenho o bilhete!

     

Enviar um comentário

<< Home