kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

segunda-feira, outubro 09, 2006

300


Levado novamente pela mão sábia do Carlos Moura, sou confrontado subitamente com uma realidade até aqui desconhecida até para mim. Através do seu blog , tomo conhecimento que está em marcha um projecto megalómano e totalmente impensável até há alguns anos. Fazer de outro projecto absolutamente megalómano, um filme.
E fui apanhado completamente desprevenido...

A obra em questão intitula-se 300 e é uma das mais espectaculares graphic novel da história da BD.
O seu autor? Nem mais nem menos do que Frank Miller, responsável por outra série mitica, Sin City, ainda há pouco tempo também tornado filme pela batuta hábil de Robert Rodriguez.

Ou seja, a histeria é total e descontrolada. Sou um consumidor ávido de banda desenhada e fã incondicional do mestre Miller. Toda a gente que passou os olhos pelas pranchas - verdadeiras obras de arte - de 300 sabe (ou sabia) ser impossivel fazer daquelas imagens algo palpável, pulsante, vivo, de carne e osso. Pelos vistos, estavam - estavamos - enganados. É que, se já se dizia o mesmo da obra Sin City, e Rodriguez rapidamente se decidiu a desmentir os mais cépticos, a verdade é que em relação a 300 a música seria outra. Bem diferente...
Vejam o trailer, disponivel no blog do sr. Moura e percebam o que está por detrás de todo esta ansiedade - seja o filme bom ou mau.
Uma coisa é certa: é o melhor trailer que já vi até hoje. As cenas - algumas a minha memória conseguiu identificar das páginas do livro - estão arrepiantemente soberbas. O ambiente pesado e violento da obra está lá todo e é (mais uma vez) arrepiante!

Já agora...
Numa altura em que Hollywood parece ter virado a sua atenção (tardiamente) para a obra do enorme Frank Miller, e ao mesmo tempo que a carreira de Batman na sétima arte parece também estar a renascer, gostava de perguntar quem se atreveria a pegar noutras obras de Miller, daquelas que fazem salivar qualquer adepto da banda desenhada:
Batman - The Dark Knight Returns e Ronin?