kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sexta-feira, março 24, 2006

V For Vendetta


Fui vê-lo ontem. Era um dos filmes por mim mais aguardados do ano.
Porque é a adaptação de uma das melhores bandas desenhadas de sempre. Porque tem o dedo - não se sabia se ainda mágico - dos irmãos Wachowski, responsáveis pela trilogia Matrix. E porque tinha um trailer na net que surprendia qualquer um.
Não desiludiu.
Pelo contrário. Já não se vêm muitas adaptações de BD para cinema que não caiam no erro de serem um amontoado de infantilidades imberbes. Este filme quer ser sério. Quer ser levado a sério, porque foca assuntos muito sérios de uma forma bastante adulta e sóbria.
Tudo é bom no filme realizado por James McTeigue. A banda sonora, a cenografia, o guarda roupa, os actores, o argumento...
A destacar mesmo, só dois «pequenos» detalhes:
uma Natalie Portman que enche o ecrã como em nenhum outro filme em que tenha participado; que chora de uma forma tão bela que nos comove também; que nos transmite toda a força de um corpo pequeno e aparentemente frágil.
E um enormíssimo Hugo Weaving - famoso pelo seu Mr. Smith de Matrix - a dar corpo a V. E apenas corpo, já que nunca, em momento algum, nos é permitido ver a face do personagem. Poucos actores, nos dias que correm, permitiriam esta ausência quase total de protagonismo. Mas a aposta é amplamente ganha por Weaving que, num exercicio constante de dosagem de interpretação, consegue dar alma a uma criatura sem rosto, logo, sem emoções(?).
Chamar também a atenção para a sequência em que Portman, detida nos calabouços do governo, recebe pequenas cartas de uma colega de cela. Na minha opinião o momento alto de um filme que se desenrola sempre num nível bastante elevado.
Desde já um dos filmes do ano.

P.S: A minha companhia diz ter gostado da metade do filme que conseguiu ver...
Não sei se isto é bom ou mau.

P.S: Já agora... http://www.imdb.com/title/tt0434409/trailers-screenplay-E24619-9-2